Opinião - Uma nova força no Brasil


11/11/2011 11:36

Compartilhar:


Hoje, as drogas são um dos maiores males da sociedade. Uma realidade quem vem destruindo a juventude. Considero-a uma das piores aflições da humanidade, pior até mesmo que as guerras, pois tem matado de maneira gradativa a muitos. O uso de drogas constitui um grave problema de saúde pública, com complicações que podem atingir, inclusive, a vida pessoal, familiar, estudantil, ocupacional e social do usuário. É cada vez maior o número de adolescentes que utiliza álcool e outras drogas ilícitas. A bebida alcóolica, por exemplo, é um produto vendido para qualquer um em quase todos os locais. A maioria dos comércios nem mesmo verifica a idade do comprador.

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na Casa do Adolescente de Pinheiros, mostra que 80% dos jovens entrevistados já experimentaram bebidas alcoólicas. Por causa deste número cada vez mais alarmante, é que eu não enxergava mais uma solução para este problema caótico. Sinceramente, tudo indicava que perderíamos esta guerra, mas meu conceito mudou quando conheci o que eu chamo de "uma luz no fim do túnel", a nossa juventude. O grupo Força Jovem Brasil tem mostrado que é possível andar por outro caminho, longe das drogas e da criminalidade.

Essa nova força é composta de jovens que objetivam salvar outros jovens que estão perdidos e sem perspectiva de futuro. O grupo reúne a juventude, envolvendo-a em atividades culturais, sociais, desportivas e espirituais. A Força Jovem é um grupo ligado a Igreja Universal do Reino de Deus, mas que une pessoas de todas as classes e credos.

A Força tem inúmeros projetos que procuram alcançar a todos. Milhares de jovens que hoje fazem parte do grupo já utilizaram drogas e, por isso, se unem para trocar experiências e mostrar a outros que é possível abandonar os vícios. Esse é o propósito do projeto Dose mais Forte, por exemplo. A ideia é conscientizar sobre o problema por meio de palestras em escolas e faculdades, mostrando que é possível a recuperação total de dependentes químicos.

Além deste, existem projetos como o Jovem Nota 10, serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas escolares; o Se Liga 16, movimento de juventude e cidadania, que tem como objetivo levar aos jovens acima de 16 anos o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão brasileiro; no projeto Esportes, atividades esportivas são desenvolvidas e incentivadas; já o S.O.S Jovem disponibiliza atendimento espiritual via internet a jovens. Também existe o projeto Cultura, que incentiva a prática de atividades artísticas, como dança e música, agregando todos os que desejam interagir e integrar este corpo tão necessário para a juventude.

O trabalho da FJB, além de envolver jovens em diversas atividades, tirando-os de uma vida de riscos, também auxilia aos mais necessitados. Recentemente, uma das equipes do grupo Se Liga 16 saiu a campo para uma ação social, em visita a um asilo. Os jovens integrantes do projeto levaram alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para os idosos, além de um pouco de esperança e paz.

Por meio das atividades culturais, sociais, desportivas e espirituais, a Força Jovem consegue ser referência para este país. Muitos jovens vêm a público para contar suas histórias de superação, já que alguns, inclusive, conseguiram sair do mundo das drogas e criminalidade. Este trabalho vai à contramão dos números que parecem só aumentar e é um fio de esperança que tem dado certo. Um trabalho que começou pequeno, mas que vem conquistando corações e mentes de jovens dispostos a ajudar outros. Como diria o coordenador da FJB, Jean Madeira: sozinho eu chego mais rápido, mas juntos vamos mais longe.

O caminho mais eficiente para combater as drogas lícitas ou ilícitas é envolver jovens em atividades que preencham os vácuos de suas vidas. O contato com as drogas ocorre cada vez mais cedo, 46% dos adolescentes que bebem ou já beberam experimentaram o álcool com alguém da família. Essa espécie de roleta russa tem ceifado a vida de muitas pessoas e isso de maneira cada vez mais prematura. Um em cada quatro alunos brasileiros dos ensinos Fundamental e Médio admite já ter usado alguma droga ilícita. O avanço das drogas ilícitas é como uma epidemia no mundo todo, por aqui drogas como o crack já alcançaram mais de um milhão de usuários, a maconha ultrapassa os 10 milhões, a cocaína 5 milhões e as anfetaminas 7 milhões.

O futuro desses jovens tem sido ameaçado pelas drogas e seus efeitos que destroem a saúde física e mental. Esses jovens em 10 ou 15 anos, quando estiverem trabalhando para, de fato, mudar os rumos da nação, provavelmente não o farão porque estarão avariados mentalmente, incapacitados e alienados a tudo. Só unindo nossas forças é que poderemos mudar o futuro de nossa nação. Parabéns Força Jovem!



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido.

alesp