Ministério Público deve apurar novo acidente na Cosipa

Maria Lúcia Prandi reafirma importância de um seminário regional sobre prevenção aos acidentes de trabalho
03/04/2002 17:32

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) acionou o Ministério Público solicitando abertura de investigação sobre as causas do acidente que deixou gravemente ferido o cosipano Valdevino Aparecido Messias. Funcionário da Cosipa há 15 anos, Messias teve o tórax prensado entre o cilindro e a mesa de rolo da oficina de produção de aço fino, na noite da última segunda-feira, 1º/4. Na representação, a deputada Prandi pede extremo rigor do MP, expondo que este foi o 12º acidente de trabalho na empresa desde o início deste ano, numa média de quase uma ocorrência por semana.

"Não podemos nos conformar com esta rotina macabra e perversa. Trabalhadores estão tendo suas vidas ceifadas ou ficando com seqüelas físicas e psicológicas irreversíveis. Famílias estão sendo destruídas. Enquanto isso, a Cosipa acha normal este volume de acidentes e afirma que é um fenômeno mundial no setor de siderurgia. Esta postura demonstra o total desrespeito da empresa em relação aos trabalhadores, que são encarados como peças descartáveis da engrenagem produtiva", desabafa a deputada Prandi, lembrando que, desde a privatização da empresa em 1993, foram 31 mortes de operários.

Para Maria Lúcia, este "fenômeno internacional" é fruto de uma política globalizante equivocada, em que a competitividade é levada ao extremo. "Em nome da busca incessante de recordes de produtividade e do corte de gastos, postos de trabalho são reduzidos e os funcionários são pressionados sistematicamente e obrigados a ampliar suas jornadas de trabalho. Assim, cresce o desgaste físico e emocional, ampliando os riscos de acidentes", enfatiza a parlamentar, que aciona periodicamente o Ministério Público e a Delegacia Regional de Trabalho, visando o acompanhamento das condições de trabalho na Cosipa.

Em pouco mais de 15 dias, esta é a segunda vez que a deputada Prandi aciona o MP para apurar acidentes na siderúrgica. A outra representação foi protocolada pela parlamentar no dia 19 de março, dois dias depois do trabalhador Hélio Barbosa de Carvalho ter morrido ao ser prensado entre a ponte rolante e uma coluna do setor de Aciaria II da metalúrgica. Carvalho era funcionário da Sankyu, empreiteira contrata pela Cosipa.

Debate Regional

A deputada Prandi também defende a realização de um amplo seminário regional sobre causas e formas de prevenção de acidentes de trabalho. "Este é um problema que atinge trabalhadores de vários setores, como o da própria metalurgia, da construção civil, do portuário e do petroquímico. Este encontro pode ser um momento para a troca de experiências e de construção de uma política regional, visando a redução dos acidentes de trabalho", aponta Prandi, que já havia proposto a realização desse encontro no ano passado, após outra série de acidentes na Cosipa. Agora, Maria Lúcia voltou a propor a promoção do debate, por meio de ofício ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Uriel Villas Boas.

alesp