Aposentados da Nossa Caixa rejeitam mudança para a Secretaria da Fazenda


18/04/2007 18:55

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa deverá constituir uma frente parlamentar com o objetivo de tentar impedir a transferência do processamento da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas do banco Nossa Caixa para a Secretaria estadual da Fazenda. Proposta nesse sentido será apresentada na Assembléia nos próximos dias pelo deputado Aldo Demarchi (DEM), que na manhã desta segunda-feira, 16/4, recebeu em seu escritório regional de Rio Claro uma comissão de integrantes da associação que representa os inativos da instituição financeira. "A preocupação da categoria é de que os ex-funcionários da Nossa Caixa tenham o mesmo tratamento dado àqueles que trabalharam na Fepasa e na Cesp", disse o deputado após a reunião.

Segundo comunicado enviado pelo banco Nossa Caixa aos aposentados e pensionistas, a Secretaria da Fazenda substituirá já a partir deste mês o Instituto de Seguridade Economus no controle dos pagamentos dos aposentados e pensionistas. "Estamos muito preocupados com isso, pois corremos o risco de sofrer grandes perdas", comenta Edmur Cunha Vieira, um dos integrantes da comissão que esteve no escritório de Aldo Demarchi. Ele explicou que atualmente, por exemplo, os reajustes salariais dos aposentados e pensionistas seguem os índices estabelecidos para os bancários em geral. "Com a mudança para a Fazenda, talvez sejamos incluídos no sistema geral do funcionalismo público, o que poderá reduzir consideravelmente as correções de salários, além de outros benefícios", complementa Vieira.

A comissão entregou ao deputado um folheto elaborado pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco Nossa Caixa onde são apontados os principais temores da categoria. De acordo com o documento, o sistema previdenciário da instituição bancária é peculiar e "resulta de legislações específicas, decorrentes de fatos e circunstâncias históricas importantíssimas na existência do banco". Alerta ainda que a Secretaria da Fazenda, "ao assumir a administração direta da folha de pagamentos, pretende, também, substituir o banco Nossa Caixa nas suas obrigações perante seus ex-empregados".

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp