Audiência pública vai discutir tratamento de esgoto na grande São Paulo


11/07/2003 19:20

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

Uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir medidas que possam avançar no tratamento do esgoto gerado na Região Metropolitana de São Paulo deverá ocorrer em agosto, segundo informou o deputado estadual Donisete Braga (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, depois de reunião nesta terça-feira, 8/7, em Pirapora do Bom Jesus, com o prefeito e vereadores.

A cidade vem sendo invadida por espuma provocada pela poluição do rio Tietê. Para o prefeito, a situação só se resolve com o tratamento de esgoto. De acordo com Donisete Braga, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, além de convocar os secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, presidentes da EMAE e CETESB , vai convidar o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, já que o Governo do Estado vem responsabilizando os municípios da região pela poluição do Tietê.

Responsabilidade compartilhada

"São Paulo, que é operada pela Sabesp, joga três vezes mais esgoto in natura no Tietê do que os sete municípios do ABC. Até mesmo Pirapora, operada pela Sabesp, registra índice zero de tratamento. Mas neste momento não adiante procurar culpados, a responsabilidade deve ser compartilhada por todos. Precisamos de parcerias que resultem em solução definitiva para este grave problema", enfatizou Braga.

Para o prefeito de Pirapora, Raul Silveira Bueno, a decisão do governo de construir uma estação de tratamento na cidade é importante mas representa "apenas um paliativo", já que não solucionaria definitivamente o problema. Ele relatou que há quatro meses a cidade vinha sofrendo com o problema da espuma e os órgãos ambientais só tomaram providência quando a situação se agravou com espumas tomando ruas e casas.

O prefeito e os vereadores Jõao Bucci (PFL), Geraldo Bullgalo (PSDB), Claudio Giacon (PV) e o presidente da Câmara, Marcio de Camargo (PTB), deverão participar da audiência pública. Pela Comissão de Meio Ambiente participaram da reunião em Pirapora do Bom Jesus os deputados Sebastião Almeida (PT), Ana do Carmo (PT) e assessores do deputado Orlando Morando (PSB).

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp