Emenda de deputados do PT obriga ampliação do Poupatempo no Estado


31/10/2005 10:20

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Obrigar o Governo do Estado a instalar o Poupatempo nas cidades-pólo das regiões metropolitanas, nos municípios com mais de 500 mil habitantes e nas cidades que sejam sede das regiões político-administrativas, com mais de 100 mil moradores. É com este objetivo que os deputados Maria Lúcia Prandi e Carlinhos de Almeida (ambos do PT) protocolaram uma emenda ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/05, de autoria do Poder Executivo, que altera alguns pontos da lei estadual de 1998 que instituiu a criação do Poupatempo.

"Desde 2001, venho lutando para trazer o Poupatempo para a Baixada Santista. Espero que a parceria entre a Prefeitura de Santos e o Governo Estadual realmente se concretize. De qualquer forma, a emenda é um mecanismo para garantir na lei a criação do equipamento, não somente na Baixada, mas em outras regiões do Estado", explica a deputada Prandi.

Segundo a parlamentar, o Vale do Ribeira é uma das áreas beneficiadas pela proposta. "A região tem mais 300 mil de habitantes. A instalação de um Poupatempo seria um ganho para o Vale, que historicamente tem sido abandonada pelo Governo Estadual", explica a deputada Prandi, que já apresentou indicação na Assembléia Legislativa propondo a criação do Poupatempo no Vale do Ribeira. A parlamentar também apresentará emenda nesse sentido ao Orçamento Estadual para 2006.

Desde o primeiro semestre de 2001, a deputada Prandi pressiona o Governo do Estado em defesa da implantação do Poupatempo na Baixada Santista. Atualmente, existem dez postos do Poupatempo em todo Estado, sendo quatro na Grande São Paulo, dois em Campinas e outros quatro em São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Ribeirão Preto.

Até que a região ganhe seu posto fixo do Poupatempo, o que só deve acontecer no segundo semestre de 2006, a deputada Maria Lúcia Prandi vem reivindicando o deslocamento de uma unidade móvel do equipamento para a Baixada. "Nela a população tem acesso aos mesmos serviços disponíveis no posto fixo. Estou certa que em todas as cidades o Governo Estadual encontrará, nas prefeituras ou iniciativa privada, parceiros para operacionalizar o serviço", conclui.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp