Oficina debate comunicação de massa e desigualdade social


22/05/2006 17:25

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Oficinaracial3207 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Oficinaracial3211 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em oficina promovida pelo SOS Racismo nesta segunda-feira, 22/6, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, foi discutido o tratamento dado pela comunicação em geral a formas de desigualdade social, compreendendo questões de racismo, discriminação de gênero e outros tipos de preconceito. O assunto foi desenvolvido pelo jornalista Dojival Vieira dos Santos.

A proposta foi examinar quatro títulos de comunicação: os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e duas revistas semanais, Veja e Época, realizando um exercício de verificação do nível de atenção merecido pela questão racial. Após a análise das publicações, houve o debate dos resultados do exercício.

Santos iniciou os trabalhos discorrendo sobre a história da raça negra no Brasil, ressaltando a necessidade da visibilidade das ações de todas as raças " o que inclui a negra, que, segundo ele, representa 46% da população brasileira " para um retrato mais completo e real da situação social do país.

alesp