Primeira-dama visita escola de Bauru


09/03/2005 17:08

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) recepcionou e acompanhou a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, e do secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, no último sábado, 5/3, a Bauru. Eles vieram à cidade entregar 113 kits do programa Padarias Artesanais para escolas estaduais das regiões de Bauru, Botucatu e Piraju que integram o programa Escola da Família, cujas unidades de ensino abrem suas portas nos fins de semana para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer.

A cerimônia foi realizada na tradicional escola estadual "Ernesto Monte", localizada próxima à Prefeitura de Bauru, e a primeira-dama do Estado foi recebida com uma grande festa.

Aproveitando a presença de vários prefeitos da região de Bauru, Pedro Tobias também propôs um novo pacto federativo que beneficie mais os Estados e os municípios. "Todos nós precisamos lutar para uma redistribuição de recursos mais justa, que não penalize tanto os estados e os municípios, como acontece hoje. São Paulo produz, gera empregos e impostos para a União, que repassa poucos recursos para o Estado e para os municípios. Esta injustiça precisa ser revista com urgência", defendeu em seu discurso.

Já a diretora da escola Ernesto Monte, Heloíse Helena Cerqueira de Souza, disse que aquela unidade de ensino já está preparando cursos de capacitação para os pais dos alunos, visando gerar emprego e renda para as famílias carentes.

O secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, afirmou que o Estado de São Paulo é o que mais investe na área no País. Segundo ele, 30% do orçamento paulista é destinado à Educação.

Segundo Paulo Barbosa, "mais de 80 milhões de pessoas já passaram pelas escolas estaduais nos fins de semana. Conseguimos reduzir os índices de violência e de evasão escolar. Em São Paulo apenas 0,7% dos alunos de 1ª à 4ª séries abandonam a escola. É o menor índice do País, graças às famílias e aos educadores que estão envolvidos no programa", ressaltou o secretário-adjunto da Educação.

Barbosa também informou que, na região de Bauru, os índices de violência na escola caíram 44% com a implantação do Escola da Família. "Isso é muito importante, porque reflete a presença dos pais na escola", declarou.

A presidente do Fussesp disse que o objetivo é levar o programa Padarias Artesanais para toda a rede estadual de ensino, composta por quase 6 mil escolas. Até agora, segundo ela, já foram distribuídos mais de 3.500 kits às escolas estaduais.

Os kits são compostos de forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras. Eles são captados pelo Fussesp junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas.

O programa consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Iniciado há 3 anos, o projeto já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp