Brasil poderá exportar energia limpa e renovável

Frente Parlamentar pela energia limpa e renovável realiza 1ª reunião (com fotos)
24/10/2001 19:10

Compartilhar:


Da assessoria

Foi realizada nesta quarta-feira, 24/10, na Assembléia Legislativa, a 1ª reunião de trabalho da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, coordenada pelo deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS). Na ocasião, os deputados que compõem a Frente discutiram, entre outras coisas: a possibilidade crescente de o Brasil exportar álcool combustível para a União Européia e algumas cidades da China; o incremento da produção de carros a álcool, com a previsão de se realizar uma reunião com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para tratar da retomada na produção de veículos, e outra com a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), para discutir a garantia de fornecimento de combustível; a ampliação da oferta de energia pela co-geração por meio da biomassa.

O deputado Cícero de Freitas (PTB) ressaltou que é "necessário um apoio maior do governo federal para o programa de carros a álcool ir para a frente". Já o deputado Duarte Nogueira (PSDB) considerou "excelente a idéia de os parlamentares se reunirem com a Unica".

Para Arnaldo Jardim, embora o Brasil já possua uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, há ainda um enorme potencial de crescimento. "Há uma tendência mundial, puxada pelos EUA e pela União Européia, para se aumentar a adição de álcool à gasolina. Temos ainda que incrementar o uso de álcool hidratado, aumentando a frota de veículos movidos

por este combustível.

Os diversos partidos da Assembléia Legislativa estão representados na Frente por meio dos seguintes deputados: Arnaldo Jardim (PPS - coordenador); Cícero de Freitas (PTB); Duarte Nogueira (PSDB); Cândido Vacarezza (PT); Carlão Camargo (PFL); Jorge Caruso (PMDB); Dimas Ramalho (PPS); Edson Gomes (PPB).

alesp