Implantação do VLT na Baixada Santista


15/05/2007 16:58

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando informações sobre o processo de negociação para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. O pedido foi encaminhado no dia 15/5 pela deputada ao titular da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luís Portella. A parlamentar fez a cobrança baseada em prazo determinado pela própria secretaria durante audiência realizada no final de março.

"No dia 29 daquele mês, estive com o secretário adjunto João Paulo Jesus Lopes e o coordenador de Planejamento e Gestão da pasta, Renato Viegas. Eles me garantiram que, em 45 dias a contar daquela data, as negociações entre Estado e municípios estariam concluídas, com a definição da proposta final em torno do VLT. Esse prazo terminou no domingo (13/5), por isso quero saber se já houve realmente um acordo", questiona a deputada Prandi, defensora histórica do VLT na Baixada.

Ainda durante a reunião, também ficou definido que 15 dias após a conclusão das negociações seria assinado um acordo entre o governo estadual e os Executivos das cidades envolvidas no projeto. Conforme recorda a parlamentar, o secretário adjunto foi taxativo em afirmar que a opção pela implantação do VLT na Baixada Santista é uma decisão de governo.

"É nosso compromisso equacionar e melhorar a situação do transporte metropolitano na Baixada Santista, uma região importante e que não vinha recebendo a atenção necessária. O VLT é a melhor alternativa", afirmou o secretário adjunto, durante a audiência com a deputada Prandi, no dia 29/3, na sede da secretaria, em São Paulo.

"Diante de todas estas afirmações e compromissos, estou cumprindo meu papel de parlamentar e representante da população, que é o de acompanhar de perto e fiscalizar as ações do governo estadual. Estou convicta de que a opção pelo VLT, o que sempre defendi, é uma vitória da região. Por isso, a necessidade do cumprimento dos prazos, para que esta novela avance alguns capítulos", destaca a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp