Denúncias contra Delegacia da Infância e Juventude de Santos


30/07/2003 17:10

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) decidiu acionar o Ministério Público para melhorar as condições de funcionamento da Delegacia da Infância e da Juventude (Diju) de Santos. A parlamentar também cobrou providências do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e criticou o que considera "lamentável e vergonhosa omissão do Estado".

Prandi já está de posse da minuta da representação que encaminhará à Promotoria Pública, à qual anexará reportagens que denunciam o descalabro na Diju. "A morte de um adolescente por espancamento, no dia 6 de julho, e denúncias de tortura contra outro adolescente, no último dia 20, foram a gota d´água. É imperiosa a completa apuração dos fatos", afirma Prandi.

Segundo a deputada, as celas da Diju de Santos são precárias, os garotos permanecem em completa ociosidade e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está sendo desrespeitado. Prandi lembra que, em março de 2000, houve um fato grave: um jovem de 17 anos teve o rosto queimado por dois companheiros de cela, que estavam de posse de um isqueiro. "Como tiveram acesso a esse isqueiro? Estavam de posse dele desde quando e o que mais pretendiam?", indaga, enfatizando que a vítima só foi encaminhada para socorro médico sete horas depois do ocorrido.

"Agora, estão vindo à tona outras facetas da perversa realidade. Como pode um garoto ser espancado até a morte sem que o carcereiro o perceba? Por que só um carcereiro de plantão? A história parece mal contada. É imprescindível a completa apuração dos fatos", diz a parlamentar.

Quanto ao caso do menor que teria sido torturado, no último dia 20, Prandi também faz questionamentos: "Uma vez mais, tudo aconteceu sem que o carcereiro percebesse. O garoto teria apanhado durante três horas seguidas, amarrado de cabeça para baixo. Não existe uma ronda para verificar o que está acontecendo nas celas?", indaga.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp