Notas de Plenário


17/10/2005 18:47

Compartilhar:


Pelos trabalhadores

"Oito mil trabalhadores acompanhados de familiares se reuniram em um ato cultural e esportivo", disse Nivaldo Santana (PCdoB) ao cumprimentar a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema) pela realização de uma festa de confraternização que comemorou os 30 anos de vida e luta do sindicato, que é filiado à CUT e representa funcionários da Sabesp, Cetesb, Saned e Florestal. O deputado falou também sobre a situação da Fundação Itesp, cujos funcionários estão em greve há 5 dias para pressionar pelo reajuste de salário. O parlamentar fez um apelo à Casa Civil para que a situação desses trabalhadores seja resolvida o mais rápido possível.

Injustiça

Antonio Salim Curiati (PP) disse que o ministro da Justiça não está conseguindo corrigir a injustiça praticada contra o ex-prefeito Paulo Maluf, que é mantido preso na Polícia Federal. Segundo ele, o também ex-governador de São Paulo deveria estar em uma unidade prisional especial. "Vamos corrigir isso. Nunca será tarde demais". O deputado fez um apelo à Assembléia para que haja condições de corrigir injustiças dessa natureza. "Não sabemos o dia de amanhã. Pode acontecer com alguém da nossa família."

Saúde veterinária

Milton Flávio (PSDB) chamou atenção para o que anda ocorrendo com o rebanho bovino. Há aproximadamente 10 dias, o ministro da Agricultura falou sobre as dificuldades que o setor enfrentava e fez uma previsão de um próximo ano ainda mais sombrio. De acordo com um artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, o governo aplicou apenas 1,6% da verba reservada para a erradicação da febre aftosa, sendo que faltam apenas 3 meses para o fim do ano. "O que causa intranqüilidade no povo é um presidente que muda muito de posição. Ele está na Itália falando em reeleição. Pena que ele não esteja aqui para verificar e tomar decisões importantes. Lá, ele pode comer uma carne melhor que a nossa", ironizou.

Telefonia

Fausto Figueira (PT) recebeu no dia 13/10 representantes de uma companhia de telefonia do Estado de São Paulo, junto com uma delegação de políticos de Salesópolis, para tratar sobre os serviços oferecidos naquela cidade. Quase 50% do município tem instalações telefônicas via cabo, mesma tecnologia de rádio e celular. "Isso é um problema grave. A cidade fica em uma área de manancial e poucas indústrias podem ser instaladas na região". Outro problema é que não é possível utilizar fax nem internet, o que torna o sistema ineficiente para a cidade. "O acesso digital é importante para a modernidade. As escolas estão sendo privadas desse sistema de informação. A cidade não pode ser tratada como sendo de segunda categoria".

Povo desarmado

"Mesmo sem a propaganda massiva da Globo com seus artistas, mesmo sem as verbas do governo pelo referendo, o povo verificou que está sendo enganado", disse Conte Lopes (PTB), ao comentar o referendo do dia 23 de outubro. Conte Lopes considerou que, há algumas semanas atrás, nem ele acreditava que o voto "não" tinha chance. Mas, ao ver os resultados das pesquisas, notou que a coisa mudou e que o povo percebeu que, ao acabar com a comercialização de armas, o governo estaria impedindo policiais aposentados de terem sua arma, ou poderem comprar sua munição e que o cidadão, morador de sítio, não teria como se defender de animais perigosos. Para ele, não se pode combater o bandido armado, desarmado.

CPIs na Assembléia

Jorge Caruso (PMBD) descreveu seu trajeto de Franca até São Paulo, obstaculizado por vários pedágios e afirmou que, em Minas e Goiás, a competência de administrar estradas é de seus respectivos governos e, por conseqüência, não têm pedágio. Jorge Caruso disse que, por fim, percorrendo os 28 km do Rodoanel para chegar na cidade de São Paulo, observou uma estrada sem segurança, sem policiais e sem sinalização. O deputado indagou qual o destino da arrecadação dos pedágios e pediu maior fiscalização do dinheiro público. Ele defende que os pedidos de CPI que estão parados sejam apreciados, em especial para apurar a atuação da Secretaria dos Transportes e a aplicação dessas verbas .

Salto qualitativo

Registrando sua participação sexta-feira passada, 14/10, do lançamento do Plano Nacional de Agroenergia, realizado na Escola de Agronomia de Piracicaba e desenvolvido pela Embrapa, o deputado Arnaldo Jardim (PPS) afirmou que o plano tem por objetivo desenvolver e transferir conhecimento e tecnologias para produção sustentável da agricultura de energia e o uso racional da energia renovável. O deputado ressaltou que este plano desenvolverá tecnologias que serão determinantes para um futuro mundial e que para o país representará efetivamente um salto qualitativo entre as nações. Elogiou a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e citou sua crítica e discordância da política macroeconômica do Governo Federal.

alesp