Escola estadual em Guarujá tem classe com 50 estudantes


12/03/2008 11:29

Compartilhar:


A única turma do 3º ano do Ensino Médio matutino da E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes tem cerca de 50 estudantes. A denúncia foi encaminhada à deputada Maria Lúcia Prandi (PT) pelo pai de um dos alunos, inconformado com a superlotação da sala de aula. Membro titular da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a parlamentar já cobrou explicações da Diretoria de Ensino de Santos.

"Não há nenhuma condição de nossos filhos aprenderem e dos professores ensinarem. Agruparam todos em uma única sala, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino que vão oferecer a estes jovens", enfatiza o pai.

Segundo o denunciante, a justificativa da escola é que não haveria sala disponível para a criação de outra turma do 3º ano, no mesmo horário. A deputada Prandi avalia: "O processo ensino-aprendizagem fica totalmente comprometido em uma classe com essa superlotação. Não há condições mínimas para educadores e educandos. É uma perda irreparável para esses jovens".

No ofício enviado à dirigente regional de Ensino, Maria Lúcia Ferreira dos Santos Almeida, a deputada indaga se já era do conhecimento do órgão a situação vivida pelos estudantes da "Renê Rodrigues de Moraes". "Se era, por que nada foi feito para acabar com esse absurdo? Se não, o que será feito para garantir condições pedagógicas dignas para professores e alunos?", questiona a parlamentar.

Outra reclamação do pai é com relação à conservação da escola. A deterioração pode ser constatada com uma simples passada em frente à unidade, que ocupa uma quadra inteira no Jardim Helena Maria. Apesar de aparentar ter sido pintada recentemente, a escola está com a calçada externa toda quebrada e cheia de mato. A unidade abriga classes de período integral do Ensino Fundamental e já foi sede do extinto Cefam (Centro de Formação do Magistério). Prandi cobra, também, informações da dirigente de Ensino sobre a conservação da unidade.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp