Bancada vota contra a proibição da carona na moto


23/11/2011 17:03

Compartilhar:


A bancada do PT na Assembleia Legislativa votou contra o projeto de autoria do deputado Jooji Hato (PMDB)que proíbe a garupa em motocicletas. De acordo com a propositura os usuários estariam autorizados a dar carona apenas nos fins de semana.

Na avaliação da bancada do PT o projeto é inconstitucional, pois a matéria é regida por legislação federal e pelo Código Nacional de Trânsito. Outra questão apontada pelo PT é que a lei aprovada acabará por prejudicar principalmente a população mais carente, que usa a moto como meio de transporte para trabalho e lazer, viabilizado por seu baixo custo. "O projeto é discriminatório, trata de forma generalizada o carona como bandido. Há muitos trabalhadores que usam a moto como meio de transporte e dão carona para familiares e amigos", destacou o líder do PT na Assembleia, deputado Enio Tatto.

Quanto ao argumento de que a proibição da carona diminuiria os assaltos e atos de violência, o PT também contesta. A bancada condena a punição prévia e coloca que não basta uma lei para o combate à violência. "É necessário policiamento preventivo, punição a quem comete delitos e campanhas de orientação para a condução responsável dos motociclistas.

"Não basta buscar soluções simplistas que prejudicam a população que usa esse meio de transporte rápido e barato," defendeu o líder petista.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp