Frente Parlamentar discute qualidade de vida na Terceira Idade


17/04/2002 16:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promove nesta quinta-feira, 18/4, a partir das 14h, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa audiência pública com o tema A qualidade de vida na Terceira Idade - Bem-estar físico e emocional.

Coordenado pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), o evento terá como debatedores a homeopata Sônia Fornaziri Pires e o psiquiatra Domingos Stamato, contando ainda com a apresentação do Coral Vida Nova, formado por integrantes da Associação do Idoso de Sapobemba (bairro da Capital).

"Este será mais um momento importante de discussão e troca de experiências sobre os caminhos a serem seguidos para um envelhecimento saudável de nossa população. Vamos debater as várias questões que interferem para que uma pessoa possa ter qualidade de vida na Terceira Idade. Afinal, tão importante quanto ampliar a expectativa de vida da população é garantir que estes anos sejam vividos intensamente e com qualidade", afirma a deputada Prandi, que propôs a criação e coordena a Frente Parlamentar. Além disso, a parlamentar também é autora de nove projetos de lei que criam políticas públicas de atenção ao idoso, em diversas áreas.

Um deles já se transformou na Lei Estadual 10.933, que determina a criação do Selo Amigo do Idoso. Esta identificação deverá ser concedida pelo governo estadual às entidades que prestam assistência de qualidade aos idosos, facilitando sua visualização pelas pessoas que procurarem estes serviços. "Desde a promulgação da lei, em outubro do ano passado, tenho me empenhado para que ela seja colocada em prática. Infelizmente, ainda não aconteceram avanços significativos, mas não vou dar trégua até que a legislação seja cumprida", enfatiza Maria Lúcia, lembrando que uma das audiências da Frente discutiu exatamente a regulamentação da lei.

Outros debates

Lançada em setembro do ano passado, esta é a quarta audiência pública promovida pela Frente, que se reúne sempre às terceiras quintas-feiras de cada mês. Além da regulamentação do Selo Amigo do Idoso, os encontros anteriores tiveram como temas A Lei e o Idoso e A importância do Estatuto do Idoso, debate realizado em março e que reuniu mais de 200 pessoas. "A cada mês, cresce o público que participa dos debates, mostrando que estamos no caminho certo. Vamos continuar aperfeiçoando nossos trabalhos, o que incluirá a realização de audiências regionalizadas sobre a Terceira Idade", explica a deputada Prandi.

A implantação da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável é a primeira iniciativa do gênero entre os Legislativos Estaduais de todo o Brasil. Entre os objetivos, estão o aprofundamento das discussões sobre a importância dos idosos na comunidade, a luta pelo implantação de políticas públicas que beneficiem a Terceira Idade e a garantia a essa parcela da sociedade do exercício da plena cidadania. Além disso, a meta também é informar a população idosa sobre os serviços públicos já disponíveis. "O Brasil é uma das dez nações do mundo com maior número de idosos. Somente em nosso Estado são mais de 3 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Tudo isso reforça a importância de criarmos uma estrutura social que ofereça condições adequadas para um envelhecimento saudável", finaliza Prandi.

alesp