Encontro de Cultura Negra na Assembleia


10/05/2010 19:23

Compartilhar:


Ocorreu no último dia 7/5 o Encontro de Cultura Negra na Alesp, que contou com a presença de grandes nomes do Samba de São Paulo, como Candinho Neto, presidente da Abasp, e o presidente da Escola Nenê da Vila Matilde, Manteiga, representando o renomado Nenê da Vila Matilde.

Receberam placas de homenagem da Assembleia pela sua história no samba paulista Nenê da Vila Matilde, e Pinah, a primeira Cinderela Negra do Carnaval do Brasil. As homenagens foram entregues pela coordenadora do MNU de Diadema, Sonia Santos, que foi a organizadora do evento em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, a Ferpir e o SOS Racismo. Foram feitas ainda homenagens às Velhas Guardas Musicais da Camisa Verde e Branco, Nenê da Vila Matilde e Vai-Vai.

Neste evento ocorreu o lançamento de dois livros: "As Histórias das Obras Poéticas de um Compositor", de Geraldo da Arte, que conta pequenos trechos de como surge o momento da criação poética, e "Cidade Tiradentes, de Menina a Mulher", da jornalista Claudia Canto, que faz abordagem lírica do maior conjunto habitacional da América Latina. Também houve o lançamento do CD da Camisa Verde e Branco.

O encontro teve sua abertura iniciada por crianças do Butantã do Projeto Batukai e rufar dos tambores dirigido pelo mestre Betão da Escola de Samba de Itapecerica da Serra, Rosa Serrana , o pavilhão da Vai-Vai e as Bandeiras das Escolas de Samba. Juntos, mestre-sala e porta-bandeira deram um brilho especial ao evento, que teve também uma forte representatividade da comunidade de Diadema para homenagear a ialorixá Mirewá, que neste ano completará 30 anos de Oya. Outras personalidades que também marcaram presença no evento foram a gestora de Qualidade de Vida da Cidade Tiradentes, Sanderli Aparecida de Brito, e a cantora Leci Brandão, que abriu o encontro falando do preconceito que sofreu ao narrar o carnaval de São Paulo como comentarista da Rede Globo e do apoio que recebeu dos presidentes da escolas de samba para continuar dentro do samba Paulista. Ela parabenizou as velhas guardas como um dos marcos do samba paulistano e pela preservação da cultura negra.

O evento foi encerrado com a homenagem a Milton Barbosa, do MNU, e pelo Deputado José Candido (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, que abriu e acompanhou todo o evento, relatando os serviços prestados para toda a população na área dos direitos humanos e das questões raciais.

alesp