Deputado protesta contra censura a livro de Fernando de Morais


17/06/2005 12:04

Compartilhar:


Em moção protocolada junto à Assembléia Legislativa, o 1º secretário da Casa, deputado Fausto Figueira (PT), se solidarizou com o jornalista e escritor Fernando Morais pela censura imposta a seu último livro " Na Toca dos Leões " pelo Poder Judiciário do Estado de Goiás. Na moção, o deputado também protesta contra essa "decisão autoritária" da Justiça goiana e apela ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que "faça valer o direito consagrado de livre expressão".



No começo de abril passado, Fernando Morais lançou Na Toca dos Leões, pela Editora Planeta. A obra narra a trajetória de sucesso da agência de publicidade W/Brasil e de seus três sócios fundadores: Washington Olivetto, Javier Llussá e Gabriel Zellmeister. A proibição tem origem num comentário de Gabriel Zellmeister que, em entrevista ao escritor, afirma que o atual deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO), quando foi candidato à presidência da República, em 1989, tinha um plano de esterilizar mulheres do Nordeste Brasileiro. Caiado não teria sido ouvido pelo autor.



"Surpreendentemente, a obra literária foi censurada pelo juiz da 7ª Vara Civil de Goiânia, Jeová Sardinha, no dia 13 de abril, que determinou ainda ordem de busca e apreensão de todos os exemplares do livro Na Toca dos Leões", diz o deputado na moção. Acrescenta que o juiz também proibiu em caráter liminar que o autor da obra se manifeste publicamente sobre a decisão judicial, sob pena de multa, "decisão esta que faz lembrar os tempos de chumbo da ditadura militar, que o povo brasileiro conseguiu derrotar com sangue, suor e lágrimas".



Conforme o deputado relata na moção, "mais surpreendente ainda é o fato de que, no início deste mês de junho, a 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Goiás negou recurso que solicitava a suspensão da liminar, mantendo, assim, a esdrúxula e autoritária decisão anterior".



Por estarem evidenciados a relevância e o interesse de que a matéria se reveste, e por se tratar de um dos mais notáveis jornalistas e escritores brasileiros, autor de best-sellers como A Ilha, Olga, Xatô - o Rei do Brasil e Corações Sujos, Fausto Figueira pretende que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) se solidarize com Fernando Morais, "frente aos amargos acontecimentos proporcionados pela justiça goiana".



"Por outro lado", prossegue o deputado na moção, "a ALESP protesta contra a decisão do Poder Judiciário do Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, solicita ao Conselho Nacional Justiça que defenda a livre manifestação de pensamento". Ele frisa que este Conselho deve fazer a Justiça goiana entender que "a decisão tomada é uma censura brutal que atinge em cheio o estado democrático de direito brasileiro e traz prejuízos financeiros ao autor e à editora da obra".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp