Deputado pede a instalação da CPI sobre estatísticas criminais


27/04/2005 18:13

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, protocolou nesta terça-feira 26/4, pedido de instalação de uma CPI para averiguar as Estatísticas Criminais.

Denúncias de irregularidades na confecção dos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, veiculadas pela imprensa em janeiro deste ano, reforçam as suspeitas de que diversos crimes não são computados nas estatísticas criminais do Estado de São Paulo. Segundo as denúncias, crimes como homicídio são classificados como morte a esclarecer ou encontro de cadáver.

Desta forma, segundo o deputado, "o que seria bom para o governo por apresentar uma falsa diminuição na criminalidade, é um prejuízo imensurável para a sociedade; uma vez que, além de dificultar o trabalho das polícias, a alteração dos dados estatísticos impede a população de cobrar mais eficiência do Governo do Estado".

Nos próximos dias, Siraque deve se reunir com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, para alertá-lo sobre a importância de se instalar esta CPI. "Estas denúncias ocorrem há mais de três anos", observou o parlamentar. "Não podemos ser coniventes e deixarmos de apurá-las".

Em 2001, esta mesma prática também foi pauta de discussões no Legislativo paulista. Naquela ocasião, a denúncia partiu do presidente do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, Paulo Siquetto, mas, com a mudança de Legislatura a instalação, foi arquivada. Desta vez o parlamentar afirma estar confiante de que as denúncias sejam apuradas " o pedido para criação da CPI continha 42 assinaturas, 10 a mais que o necessário.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp