Cinco artistas do Paraná no Espaço Cultural V Centenário


01/11/2005 16:37

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/expo01novze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/expo2 ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Espaço Cultural V Centenário, da Assembléia Legislativa de São Paulo, hospeda, até 5/11, as obras mais recentes de cinco artistas residentes no Paraná, com curadoria do artista Vagner Aniceto. São elas: Arlete Coleto, Fumiko, Karimi, Maria Drummond e Neiva Passuelo.

Na abertura da exposição, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, ressaltou que "Arlete Coleto pinta instintivamente percorrendo caminhos que conduzem a lugares remotos, para retratar, com acentos luminosos, paisagens que sugerem atmosferas imateriais". Já "a veia narrativa de Fumiko assume evidentes caracteres plásticos dentro de uma essencialidade conquistada".

Falando sobre a pintura de Karimi destacou que "Em um equilíbrio de tons de rara sensibilidade, com uma elaboração refinada da matéria pictórica e do traço, a artista nos oferece imagens alusivas de uma natureza sentida nos seus valores de luz e de cor". No que tange a Maria Drummond, "falou sobre a clareza e a musicalidade expressa em suas obras".

Quanto à pintura de Neiva Passuello, concluiu o superintendente do Patrimônio Cultural: "Fiel à própria intuição, a artista procura extrair do fundo de si mesma a configuração de seus temas paisagísticos, ligados essencialmente à sua terra de adoção, o Paraná".

alesp