Captação de água da chuva


04/07/2008 17:03

Compartilhar:


Preocupado com o Meio Ambiente e com o problema da falta de água no mundo, o deputado José Bittencourt já está prevenindo os paulistas em relação ao armazenamento de água da chuva, através da criação do Programa de Captação de Água da Chuva.

"O problema da falta de água é gravíssimo em todo o planeta, mas nem todas as pessoas se conscientizaram, algumas por falta de informação e outras por não terem passado por essa necessidade ainda. Embora o nosso país seja muito rico em recursos hídricos, algumas regiões sofrem com a falta de água até mesmo para o abastecimento das residências e não há água tratada para todos".

Por outro lado, muitas vezes a água vem em excesso, causando enchentes e situações de calamidade pública e o cenário é dos piores: destruição de casas, perda de todos os bens materiais, disseminação de doenças, desespero, mortes e muitas vítimas.

"Os piscinões foram ótimas alternativas para alguns bairros da capital e em regiões do ABCD, conseguindo amenizar o problema das enchentes, evitando assim que o grande fluxo das águas das chuvas sobrecarregassem a capacidade de escoamento de galerias, córregos e rios. Porém, o custo é alto, além de apresentar mais algumas problemáticas como o armazenamento de resíduos e bactérias, fazendo com que a água não seja aproveitável para a população".

O Programa de Captação de Água da Chuva resolve tanto o problema com a falta de água, como o do excesso dela. A proposta é bem simples: propõe a instalação de caixas de água com tampas removíveis, para reter água em dias de chuva. Essa água poderá ser utilizada para atividades que dispensam o uso de água tratada, tais como descarga de vasos sanitários, limpeza de pisos, calçadas e carros.

Se uma parte considerável da população agir de acordo com o novo Programa, será possível evitar possíveis alagamentos e enchentes, conforme demonstram alguns estudos específicos dessa área.

O Projeto de Lei foi aprovado até o presente momento pela Comissão de Serviços e Obras Públicas e agora aguarda a decisão final do Plenário da Assembléia e a sanção do Governo de São Paulo.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp