Obras do VLT na Baixada começam este ano


11/03/2009 15:46

Compartilhar:


O deputado Luciano Batista (PSB) participou de uma reunião com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e com os prefeitos da Baixada Santista, em 3/3, na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). No encontro, o secretário anunciou o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região.

"Em maio, o edital de concessão por meio do sistema de Parceria Público-Privada (PPP) estará concluído. Em setembro, o edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado e as obras terão início no mês de dezembro. Sei que houve muita demora em torno desse assunto, mas podem acreditar que este projeto já é uma realidade", disse Portella.

Luciano, que apóia o projeto, se colocou à disposição para garantir a execução das obras. "Temos que nos alinhar a esse projeto com o objetivo de implantá-lo, pois será este meio de transporte que vai fazer a integração de qualidade entre as cidades da Baixada. Será um marco em nossa região, e é a população que vai sair ganhando com os benefícios desse projeto", afirmou.

A previsão de investimentos para a primeira fase é de R$ 400 milhões, viabilizado por meio da PPP, tendo uma contraprestação dos cofres públicos paulistas.

O trecho inicial terá 11 quilômetros, ligando a área continental de São Vicente à faixa do Porto de Santos. O VLT atenderá um público diário estimado em 210 mil passageiros. Cada um dos 14 veículos terá capacidade para transportar até 356 passageiros.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp