Valorização dos pesquisadores do Agronômico de Campinas


30/04/2010 18:14

Compartilhar:


Davi Zaia (PPS) pronunciou-se, nesta sexta-feira, 30/4, sobre o papel de destaque do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no campo da pesquisa. Em discurso na Assembleia, ele destacou o pesquisador Jorgino Pompeu Junior, que acabou de ser agraciado com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Zaia aproveitou para reivindicar a valorização profissional do corpo de pesquisadores do instituto. Frequentemente, os pesquisadores do IAC são premiados por algum trabalho de pesquisa, orientada para o aperfeiçoamento genético de produtos agrícolas. Dessa vez, o objeto da pesquisa foi os citros.

Apaixonado pela profissão, Jorgino Pompeu Junior aposentou-se em 2007, mas decidiu seguir trabalhando como pesquisador voluntário no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do IAC, onde começou em 1966. Todo o trabalho desenvolvido pelo pesquisador foi baseado na preservação, ampliação e estudo do germoplasma reunido no BAG-Citros do IAC, considerado o maior do mundo.

A 32ª edição do prêmio teve como tema a "Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura". Todos os anos, ele é atribuído a um pesquisador da Embrapa e a outro externo à instituição. Pela casa, o pesquisador premiado foi José Valls, da área de amendoim.

No ano passado, outro pesquisador do IAC, Marcos de Andrade Landell, natural de Campinas, recebeu o prêmio "Profissionais do Ano", concedido pela Associação de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Landell foi escolhido como Engenheiro Agrônomo do Ano, em reconhecimento a seu trabalho frente ao Programa da Cana IAC.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp