Faculdades de Medicina terão aula de toxicologia


21/03/2012 18:00

Compartilhar:


No Brasil, segundo o último levantamento, 101 mil casos de intoxicação foram registrados. Destes, 26,7 mil (26%) ocorreram em função dos medicamentos. Do total de mortes, as drogas lideram o ranking, com 33,3%, seguida pelos medicamentos, com 16,6%. No Estado de São Paulo, 7,2 mil casos de intoxicação foram registrados, com os medicamentos liderando o ranking, com 36,98%.

Mas muitos médicos também desconhecem os efeitos das combinações dos mais variados remédios com o uso de drogas e outras substâncias. Poucos profissionais alertam no momento de receitar para o paciente que o medicamento para pressão alta pode resultar em uma combinação perigosa se tomado na companhia de um suco de laranja. A pílula anticoncepcional também perde a eficácia se for ingerida junto com antibiótico.

"Faço palestras em muitas universidades, mas ainda sei que estou longe de atingir todos os profissionais", afirma o médico Anthony Wong, considerado o maior especialista do país no tema. Foi durante uma conversa com Wong que a deputada e presidente da CCJR, Maria Lúcia Amary (PSDB), fez em 2004 o Projeto de Lei 516/2004, para instituir a disciplina de toxicologia clínica nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Agora os parlamentares aprovam o PL, que aguarda a sanção do governador. "Este projeto tem o objetivo de salvar vidas. Estamos confiantes na sensibilidade do Executivo", explica Maria Lúcia.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp