ATENTADO À PRIVACIDADE - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
13/11/2000 15:31

Compartilhar:


Determinadas empresas têm praticado verdadeiros atentados contra a privacidade das pessoas. Pelo Correio, pelo telefone e até pela Internet, chegam inúmeras propostas apresentadas como vantajosas pelos invasores da privacidade, que oferecem cartões de crédito, viagens gratuitas, descontos em compras e outras maravilhas. Os nomes e os endereços dos cidadãos são usados e vendidos como qualquer mercadoria, num marketing selvagem, no Estado de São Paulo.

Nos últimos tempos, a criatividade de determinados especialistas em vendas passou a exacerbar-se, por meio, por exemplo, do telemarketing. Esse sistema consiste em manter uma equipe de profissionais para telefonar às pessoas, oferecendo-lhes produtos. Estranhamente, as equipes de telemarketing possuem não apenas o nome, o telefone e o endereço de cada cliente em potencial como também seu perfil financeiro. Isso evidencia uma prática absurda: algumas empresas cedem ou vendem para outras empresas informações básicas sobre seus clientes. Muitas vezes, a proposta ou assédio vem pelo Correio. E, nos últimos tempos, a Internet tem sido usada, como moderna fonte de distribuição de "lixo".

Assim, não só passaram a ser comuns os telefonemas e as cartas inconvenientes como também surgiu um caso mais grave: determinadas quadrilhas telefonam para pessoas ingênuas, das quais conseguem os números do RG e do CIC e outras informações. Em seguida, conseguem cartões de crédito no nome da vítima e tratam de usa-los, aplicando golpes na praça. A Polícia tem de agir.

Afanasio Jazadji é radialista e deputado estadual pelo PFL

alesp