Atletismo na Baixada Santista poderá ter mais verbas


28/03/2007 17:26

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reivindica do governo do Estado a liberação de recursos para reforma e implantação de equipamentos de esporte e lazer na Região Metropolitana da Baixada Santista. Por meio de indicações protocoladas na Assembléia Legislativa, a parlamentar defende a destinação de verbas para a reforma da pista de atletismo do conjunto poliesportivo Roberto Dick, em Cubatão, e a implantação de duas áreas com playground e para prática esportiva no bairro México 70, em São Vicente.

No caso do México 70, há dois terrenos destinados para o recebimento de equipamentos de esporte e lazer. Como até o momento não houve qualquer iniciativa do Poder Público nesse sentido, os locais estão se transformando em depósitos de lixo e entulhos, alerta a parlamentar. "O que era para ser um espaço de alegria e de saúde, acaba se tornando base para a proliferação de doenças", argumenta Prandi no documento enviado ao Executivo.

Segundo a parlamentar, a comunidade local já formou grupos dispostos a ensinar práticas esportivas e dança. "Há experiências extremamente positivas que apontam a ligação direta entre a criação de áreas de lazer, esporte e cultura e a redução dos índices de violência", ela afirma.

Prandi ressalta que a pista de atletismo do conjunto poliesportivo Roberto Dick, em Cubatão, construído há mais de duas décadas, necessita de reformas para continuar proporcionando boas condições aos atletas freqüentadores do local. "A obra está orçada pela prefeitura em R$ 600 mil e inclui a troca do piso sintético da pista, cuja substituição já deveria ter ocorrido há pelo menos dez anos."

Ela diz que está prevista a construção de uma área para atender 600 caminhantes que usam diariamente o complexo. "A recuperação da pista é fundamental para que a cidade continue a ser sede de competições, além de garantir local adequado para o treinamento dos atletas, muitos deles com marcas expressivas e integrantes das seleções paulistas e brasileiras de algumas modalidades. Outro ponto fundamental é que o local continue servindo de celeiro para a descoberta de novos talentos e para a formação de cidadãos, cumprindo o papel social do esporte", lembra a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp