Bancada do PT da Assembléia Legislativa emite nota sobra onda de violência em São Paulo


15/05/2006 17:40

Compartilhar:


"Os deputados do PT na Assembléia do Estado de São Paulo repudiam a onda de violência que assola o maior Estado da Federação e se solidarizam com os policiais militares e civis, os guardas civis municipais e agentes de segurança penitenciária, seus familiares e demais vítimas dos atentados praticados pelo crime organizado.

A bancada do PT é favorável à já oferecida cooperação do governo federal no combate à violência e ao crime organizado e defende que a situação seja tratada com bom senso, firmeza, apoio às instituições, respeito às leis e ao Estado democrático de Direito.

A crise na segurança pública no Estado de São Paulo é antiga e é objeto de preocupação da bancada do PT na Assembléia Legislativa, que tem denunciado a redução dos investimentos na área da segurança. Um estudo realizado por meio dos dados do Sistema de Gerenciamento da Execução Orçamentária (Sigeo) mostra que o governo deixou de aplicar R$ 615 milhões, de 2001 a 2005, recursos esses que foram contingenciados.

Neste mesmo período, o Governo do Estado teve um excesso de arrecadação da ordem de R$ 18 bilhões. Mas os fatos mostram que o combate à criminalidade não foi priorizado pelo Governo do Estado, tanto que permitiu o avanço do crime organizado em São Paulo.

Em 2002, o governador anunciou que tinha desmantelado as organizações criminosas, e, no entanto, vemos a maior cidade do país paralisada e dominada pelo medo.

A valorização dos policiais e o incentivo ao uso da inteligência no combate à violência devem ser a premissas da administração pública no compromisso com a segurança da população.

Para a bancada petista a situação é grave e delicada e deve ser tratada com a contínua disposição de união e diálogo entre as forças políticas e institucionais."

alesp