Ônibus limpo


17/07/2003 16:35

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Giba Marson

Enquanto o governo do Estado faz os últimos acertos para o início dos testes de 15 ônibus híbridos - previsto para dezembro -, oito novos ônibus baseados em uma combinação de motor a diesel, gerador elétrico e conjunto de baterias deverão estar circulando até o final de agosto no município de São Bernardo do Campo, somando-se aos 12 já existentes.

Em junho, o deputado estadual Giba Marson (PV) pôde comprovar a eficácia do sistema durante um passeio ecológico na Serra do Mar, na divisa dos municípios de São Bernardo e Cubatão. Saiu convencido: "Esta será uma alternativa limpa e silenciosa de transporte coletivo, valorizada pela população", disse ele.

De acordo com dados fornecidos pela Eletra, empresa responsável pelo projeto, um único ônibus reduz em até 70% a poluição, gerando economia de 30% nos custos operacionais.

Visto por dentro

A energia dos híbridos é fornecida por um motogerador composto por alternador ligado a um motor de combustão interna e por um conjunto de baterias que acumulam a energia elétrica que será utilizada nos momentos de alta demanda - como nas subidas, por exemplo. O veículo dispensa rede elétrica aérea e recarga de baterias.

De acordo com o diretor da Eletra, Antônio Vicente Souza e Silva, a matriz energética dos híbridos pode ser substituída por álcool, gás natural ou células de hidrogênio, conforme a viabilidade econômica.



gibamarson@al.sp.gov.br

alesp