Deputada Prandi reivindica a criação de Comissão de Consenso para combater a hepatite C


14/03/2001 15:14

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao Ministério da Saúde a criação de uma Comissão Técnica de Consenso para a Hepatite C, assim como a da Aids. O objetivo é garantir que sejam agilizadas providências para que os portadores da hepatite C tenham rápido acesso às novas condutas terapêuticas para combater a moléstia.

A Comissão seria formada por autoridades médicas de todo o país com a finalidade de orientar o Ministério da Saúde em relação à terapêutica para a hepatite C.

A necessidade da formação dessa comissão foi apontada em uma reunião entre a deputada Prandi, o diretor científico do Grupo Esperança - a primeira organização não-governamental de apoio aos portadores de hepatite C da Baixada Santista e do Interior do Estado -, o infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, e o coordenador Jeová Pessin Fragoso.

Epidemia. Estima-se que o número de portadores do HCV (vírus da hepatite C) seja seis ou sete vezes maior que o de pacientes infectados pelo HIV, vírus da AIDS. Por ser uma doença nova, descoberta em 1989, a terapêutica da doença ainda está em desenvolvimento.

Para a deputada Prandi, a Comissão Técnica de Consenso é essencial para se propor diretrizes ao Ministério da Saúde para se enfrentar a doença. "É fundamental que o paciente tenha imediato acesso aos novos tratamentos", salienta.

Pesquisas. Um novo tipo de medicação está sendo testada no Brasil, com a participação de pacientes de Santos. A deputada Prandi solicitou à Roche Farmacêutica, responsável pelos testes, o cronograma de estudos. Há expectativa de que o remédio seja liberado no Brasil ainda no segundo semestre deste ano.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp