Hamilton Pereira denuncia precariedade de DPs e pede saída do secretário Petrelluzzi


08/05/2001 18:24

Compartilhar:


O 1.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hamilton Pereira (PT), voltou a criticar duramente no Plenário o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, nesta terça-feira, 8/5, sugerindo novamente que o governador do Estado o afaste do cargo, devido à "precariedade dos distritos policiais".

Hamilton Pereira visitou oito dos onze distritos policiais de Sorocaba para conferir a real situação em que se encontram. Segundo o deputado, esta conduta se deve ao fato de o secretário de Segurança Pública ter ignorado diversas denúncias colocadas por ele em requerimento de informações.

Hamilton Pereira lembrou que, de acordo com as resoluções normativas da Secretaria de Segurança Pública, os distritos policiais de primeira classe devem ter 27 funcionários, entre delegados, escrivães, investigadores e agentes, enquanto os de segunda classe devem ter 19 funcionários. Apesar disso, o 4.º DP de Sorocaba, por exemplo, que é de primeira classe, conta hoje com apenas sete funcionários e duas viaturas em péssimo estado de conservação, que atendem a 150 ocorrências mensais em média.

O deputado cita ainda a situação do 3.º DP de Sorocaba que, dos 27 funcionários, conta com apenas onze: dois delegados, seis escrivães (três de licença médica e uma grávida, portanto afastados) e três investigadores. Equipamentos de trabalho, como computadores, mobiliário e material básico para o desempenho das funções, são trazidos de casa pelos próprios delegados. "O prédio onde funciona esse DP é velho e encontra-se totalmente deteriorado, piorando a cada tempestade devido a infiltrações e estado deplorável do teto. Este DP, que registra uma média de 400 Boletins de Ocorrência (BOs) por mês, tem atualmente 300 inquéritos instaurados e mais 200 aguardando na fila de instauração", diz Hamilton.

Da mesma forma, o 11.º DP de Segunda Classe possui apenas sete funcionários dos dezenove previstos. "Como nas outras unidades, falta material básico de consumo e o pouco do equipamento existente foi bancado pelo próprio delegado, que ainda paga com dinheiro próprio a limpeza e capinagem do terreno", lembra Hamilton Pereira. De acordo com o deputado, esse DP conta com apenas duas viaturas: um Santana ano 88 completamente danificado e um Fusca 85, que não possui nem mesmo rádio transmissor. Em 1995, um ano após ser inaugurado, este DP registrou 360 BOs; no ano passado este número subiu para 2.332 BOs.

O deputado citou ainda a condição de outros DPs de Sorocaba, ressaltando a situação de sucateamento de viaturas e equipamentos, além do fato de os próprios funcionários estarem abastecendo os DPs com materiais de escritório e computadores trazidos de casa. Segundo Hamilton, no 5.º DP de Sorocaba, a manutenção das três viaturas existentes é providenciada pelos comerciantes locais.

Hamilton finalizou afirmando que só resta à Assembléia Legislativa cobrar do governador do Estado, Geraldo Alckmin, "que remova o atual secretário de Segurança Pública, pois o mesmo não tem competência para cuidar desta pasta".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 6952/6953)

alesp