Estado garante convênio para tratamento de fissura labial


15/06/2005 11:29

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), líder da comitiva que se reuniu na Secretaria Estadual da Saúde, na terça-feira, 14/6, anunciou que o assessor técnico da secretaria, Albano Franca Rocha, garantiu que o governo vai liberar recursos para a implantação de um centro de tratamento de pessoas com fissura labiopalatal no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

O parlamentar considerou positivo o encontro e afirmou que essa iniciativa garante atendimento aos portadores da doença da região do ABC.

Rocha informou que no segundo semestre o governo deve assinar um convênio com o hospital e remanejar verbas para garantir o andamento do plano. A estimativa é de que nos primeiros meses de 2006, os pacientes com fissura labiopalatal passem a ser atendidos efetivamente no novo centro.

Este anúncio foi recebido com otimismo pela presidente da Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva e Fissura Labiopalatal (ADAF), Marisa Dias. Para ela, as cirurgias, sendo realizadas na região, ajudarão, em muito, as famílias dos pacientes, uma vez que atualmente o local mais próximo para o tratamento gratuito fica em Bauru.

Fissura Labiopalatal

A fissura labiopalatal, mais conhecida como lábio leporino ou goela de lobo, é uma fenda no lábio que pode atingir o céu da boca, o palato. Algumas deformidades chegam a atingir a arcada dentária e o crânio. A deformidade pode ter várias causas: medicamentos utilizados pela gestante durante as primeiras semanas da gestação, herança genética, drogas e má nutrição da mãe, entre outros fatores.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp