O Iraque é aqui!

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
20/04/2004 17:43

Compartilhar:


O quadro é terrível. No Rio de Janeiro, traficantes tomam conta da Favela da Rocinha e a população volta a ser vítima de balas perdidas. Em São Paulo, uma jovem de 24 anos e sua filha de apenas três anos são afinal libertadas, após 64 dias em poder dos seqüestradores, que receberam o resgate. Ladrões atacam o Pavilhão Oca, do Ibirapuera, em que são exibidas obras do espanhol Pablo Picasso, um dos maiores pintores de todos os tempos.Este é o panorama real do Brasil, um país em verdadeiro estado de guerra. Não se trata de ilusão ou de intriga: as cenas de guerra das favelas cariocas foram mostradas ao mundo inteiro por meio de redes de TV, como a CNN, dos Estados Unidos, a BBC, da Inglaterra, e a Deutsche Welle, da Alemanha.

De repente, o alegre Brasil, do samba e do futebol, passou a estampar sua violência na mídia internacional, dividindo espaço com outra guerra sem solução, a do Iraque. Numa época em que o País convive com o mais elevado índice de desemprego nos últimos tempos, essas notícias concretas sobre a criminalidade agravam a situação.

Em recente estudo da consultoria americana Mercer Human Resource sobre a qualidade de vida em 215 cidades do mundo, São Paulo aparece num lamentável 107.º lugar. O Rio de Janeiro, de tantas belezas, despencou do 108.º lugar para o 118.º, por conta principalmente da falta de segurança nas ruas. Fica difícil o Brasil atrair turistas estrangeiros, que trariam dólares. Medo da população, medo dos turistas. Por que não usar mais rigor no combate ao crime?

Afanasio Jazadji (PFL), deputado desde 1986, é jornalista, radialista, publicitário e advogado.

alesp