Previdência e seus desafios em discussão


19/06/2008 09:27

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) participou nesta quarta-feira, 18/6, da segunda edição do seminário "Previdência como Instrumento de Proteção Social", realizado em São Paulo.

O evento integra as comemorações dos 85 anos da Previdência Social e faz parte de uma série de cinco encontros nas cinco Gerências Regionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O primeiro foi feito em Brasília, no dia 2 de abril, e os próximos serão em Belo Horizonte, Recife e Florianópolis, em datas ainda não definidas.

O parlamentar explicou que o objetivo do seminário é disseminar informações sobre o panorama atual da Previdência e seus desafios para o futuro, além de integrar a sociedade em um debate público em torno do tema. "O seminário foi muito interessante, os palestrantes traçaram um panorama da Previdência Social brasileira, falaram sobre os desafios de sua gestão e suas perspectivas para os próximos quarenta anos", comentou Cido Sério.

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, abriu o seminário com uma novidade: a criação de um novo sistema de inclusão previdenciária para os microempreendedores individuais, como feirantes, camelôs, sacoleiros, pipoqueiros, borracheiros e outras figuras jurídicas hoje na informalidade, como forma de ampliar a proteção social dos trabalhadores. O Ministério da Previdência Social estima que, atualmente, existam cerca de 4 milhões de pessoas nessas atividades. Segundo levantamento do MPS, a cobertura previdenciária já vem sendo ampliada, passando de 27 milhões de contribuintes, em 2003, para 36,9 milhões, em maio deste ano.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp