Programa AL Debate discute santas casas


19/06/2008 17:25

Compartilhar:


O deputado Vitor Sapienza (PPS) participou do programa AL Debate, levado ao ar pela TV Assembléia, no qual foram discutidas as dificuldades pelas quais passam as santas casas do Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, a busca de soluções para amenizar os problemas. Participaram também o deputado Valdomiro Lopes (PSB), o provedor da Santa Casa de São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, e o especialista em administração do serviço de saúde, da USP, Cláudio Robson Fracalanza. O debate foi mediado pelo jornalista Jorge Machado.

Segundo o deputado Sapienza, as santas casas, especialmente de cidades menores, sobrevivem basicamente de doações, quermesses e leilões, pois os recursos recebidos do SUS são insuficientes para manter as instituições.

Tanto Vitor Sapienza como Valdomiro Lopes têm destinado recursos às santas casas, por meio de gestões junto ao governador José Serra e emendas parlamentares. Valdomiro Lopes, que é médico, conhece essa questão e diz que as santas casas são dirigidas por pessoas abnegadas.

Sapienza referiu-se ainda à campanha de coleta de assinaturas, que está comandando em todo o Estado, para sensibilizar o Congresso Nacional a modificar o Código Nacional de Trânsito de forma a obrigar o repasse de 15% do valor arrecadado com as multas de trânsito para as santas casas.

Já Kalil Abdalla explicou o que tem feito para minimizar as dificuldades da entidade. Ele observou ainda que a instituição atende diariamente cerca de oito mil pessoas, muitas delas procedentes do interior e de outros Estados, e sobre esse atendimento, os debatedores concordaram que deveria haver uma compensação financeira. Cláudio Fracalanza defendeu a profissionalização dos dirigentes dessas entidades, bem como a racionalização dos serviços e uso dos equipamentos e o estabelecimento de parcerias e convênios com as prefeituras.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp