Associação promove caminhada de incentivo à doação de sangue


18/11/2008 19:30

Compartilhar:


"Doe sangue, você pode precisar". Com esse tema, a Associação Metropolitana de Voluntários e Doadores de Sangue da Baixada Santista (Adoas) promove no próximo domingo, dia 23/11, a partir das 10h, a 3ª Caminhada de Incentivo à Doação de Sangue. O evento pretende chamar a atenção para a redução do número de doações durante a temporada de verão, quando muitos doadores viajam. Nesse período, a Baixada Santista registra um acréscimo de cirurgias agendadas e emergenciais, deixando os estoques dos bancos de sangue em níveis baixos.

Para facilitar a doação de sangue no Estado, Paulo Alexandre apresentou projeto de lei para a implantação do Sistema Estadual de Coleta Móvel de Sangue. A proposta encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para receber parecer.

"Acredito que o serviço móvel ajudará a aumentar os estoques de sangue, pois o doador não precisará sair de casa ou do trabalho para ajudar a salvar vidas", justifica o deputado, que recebeu o apoio da Adoas e estará presente na caminhada para divulgar a campanha e o projeto de lei.

De acordo com o parlamentar, o serviço poderá ser oferecido em veículos adaptados, como ônibus e vans, para atendimento nas ruas, nos locais de trabalho e até na residência dos doadores. Outra possibilidade é agendar a coleta pelo telefone gratuito 0800, facilitando ainda mais as doações.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp