Da Tribuna


23/04/2009 20:57

Compartilhar:


Salário da polícia

Olimpio Gomes (PV) comentou a PEC 300/2008, que vincula os salários dos policiais militares dos Estados aos do Distrito Federal, que gira em torno dos R$ 5 mil, enquanto em São Paulo a remuneração fica por volta de R$ 2 mil. Segundo Gomes, Serra não deseja ver a PEC aprovada por preconceito contra os policiais e por preocupação de que a aprovação seja usada pelo presidente Lula como instrumento de campanha. De acordo com o deputado, o governador se mostra mais preocupado com a sua campanha à presidência do que com a dignidade da família policial. (NS)



Carteira previdenciária

Carlos Giannazi (PSOL) definiu como perverso o projeto do governador José Serra que estipula o fim da carteira previdenciária do Ipesp e afirmou: "Isso é crime. Nós não vamos aprovar esse projeto", afirmou Giannazi, alertando que essa extinção dá ensejo para que outras carteiras também sejam extintas. De acordo com o deputado, já foram apresentadas emendas ao projeto, além de um substitutivo. Giannazi também elogiou o ministro do STF Joaquim Barbosa, que, segundo ele, "lavou a alma do Brasil", no dia 22/4, em debate com o ministro Gilmar Mendes. (NS)



Participação popular

Donisete Braga (PT) destacou a importância de acompanhamento e fiscalização parlamentar por parte da população e afirmou que o cidadão não deve ser chamado apenas em momentos de eleição. Segundo ele, é a partir dessas participações, sugestões e críticas que está sendo consolidada a democracia brasileira. Braga declarou ainda a sua grande expectativa quanto ao pedido de urgência para o projeto da lei específica da Billings, que visa a proteção desse manancial. Para ele, a aprovação do projeto significará um grande ganho para todo o Estado de São Paulo. (NS)



Representação e antifumo

José Candido (PT) chamou atenção para o momento crítico de disputa política que se aproxima: de um lado, José Serra tentanto boicotar o governo federal; e, de outro, uma disputa interna no PSDB entre Serra e Aécio Neves. Candido falou ainda sobre o projeto antifumo do governador e o definiu como radical. Segundo ele, a bancada do PT é contra a arrogância e a intransigência de um projeto que, para ele, não será obedecido na íntegra. (NS)



Falta de banheiros e vacinação

Luiz Carlos Gondim (PPS) afirmou que tem recebido várias denúncias de que as escolas não possuem banheiros adequados para os alunos usarem após as atividades na Educação Física. Segundo Gondim, são necessários banheiros próprios e em condições boas para uso. Para o parlamentar, não tem cabimento uma criança sair de uma aula de educação física e realizar a higiene pessoal na sala de aula. Outro assunto abordado por Gondim foi as campanhas de vacinação contra gripe, que permite aos idosos mais longevidade. (SM)



Onde está o valor do Legislativo?

Olimpio Gomes (PV) comentou o projeto de lei enviado pelo governador do Estado à Assembleia para extinguir a carteira previdenciária de advogados gerida pelo Ipesp. Para ele, é preciso dar uma solução adequada à situação dos 40 mil advogados e 10 mil serventuários que estavam amparados pelo instituto. Ele afirmou que a população de São Paulo está ciente de que vai acontecer um "passa moleque" histórico. Segundo Olimpio, o direito desses profissionais deveria ser respeitado. "Mais uma vez, esta Casa irá se submeter às ordens do governador". Para finalizar, indagou: "onde está o valor do Legislativo?" (SM)



Meio ambiente

Ao ler o jornal Metrô, Edson Giriboni (PV) disse que se aborreceu com algumas notícias publicadas no dia 22/4, relacionadas ao meio ambiente. "A humanidade precisa tomar providências concretas e efetivas", afirmou, considerando que a questão ambiental deveria ter prioridade na Assembleia. Ele sugeriu que seja feito um levantamento de todos os projetos que procuram melhorar essa questão. "Tenho certeza de que muitos desses projetos, se forem aprovados nesta Casa, serão sancionados por José Serra", falou. (MC)



Extinção da carteira previdenciária

Para Milton Flávio (PSDB), a extinção da carteira previdenciária dos advogados possui razões e justificativas. "Tenho certeza de que quem fez esse projeto não tinha intenção de prejudicar ninguém", disse. Para ele, mudanças acontecem, e aqueles que se sentem lesados devem se manifestar. O deputado comentou ainda o Programa de Vacinação do Idoso, que, segundo ele, teve origem em 1995 com um projeto de sua autoria, que o então ministro da Saúde, José Serra, transformou em programa nacional. (MC)



Pelo meio ambiente

Lembrando 22 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado José Candido (PT) declarou que o planeta está sendo destruído pelos seres humanos. "A culpa, infelizmente, é nossa, por falta de conhecimento ou por ganância. Existem alternativas, basta querer. É importante que todos nós, deputados da Assembleia, façamos projetos voltados para o meio ambiente, e que juntos com o Executivo tornemos nosso Estado mais digno e menos poluído", afirmou. (BA)

alesp