Parceria propicia curso presencial de iniciação política

Balanço 1º Semestre de 2010
28/07/2010 15:52

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/ILP - MarketingPolitico 9.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Formação chega também à população que tem acesso à internet



O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão vinculado à Assembleia Legislativa, firmou há cerca de um ano e meio uma parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, com a Fundação Konrad Adenauer e com a Fundação Mário Covas, a fim de implantar um curso presencial de Iniciação Política nos Centros de Integração da Cidadania (CICs) da Secretaria da Justiça, que estão espalhados por toda a Grande São Paulo e no município de Campinas.

O ILP estava disponibilizando, na mesma época, visando a atender ao maior número de pessoas possível, um outro curso de Iniciação Política, esse ministrado pelo sistema de Ensino a Distância (EAD) " que hoje já formou mais de 1.500 alunos " de forma a atender aos interessados em aprender um pouco a respeito de política que não dispõem de meios para frequentar um curso oferecido no prédio do Instituto, mas que têm acesso à internet.

Mas ainda faltava chegar fisicamente ao cidadão que busca informação e conhecimento, princípios de cidadania e democracia. Surgiu então, o curso presencial de Iniciação Política. Para tal empreendimento, o ILP juntou-se aos seus parceiros: Fundação Mário Covas, que se responsabilizou pelo conteúdo didático; Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que oferece o espaço físico e fornece o apoio logístico para os cursos; e Fundação Konrad Adenauer, que se responsabilizou pela contratação do corpo docente e confecção de material de apoio. Ao ILP coube coordenar as atividades, organizar material de apoio, selecionar o corpo docente e disponibilizar funcionários para trabalhar junto aos CICs, inclusive durante as aulas, no atendimento aos professores e alunos. O curso piloto foi ministrado em novembro de 2008, em Guarulhos. De lá para cá, muita coisa aconteceu.

O curso de Iniciação Política presencial tinha como meta inicial formar 400 pessoas no ano de 2009. Foram ao todo 527 alunos formados " entre eles lideranças comunitárias, professores e estudantes, além de gestores de projetos sociais e profissionais ligados a equipamentos públicos ", distribuídos da seguinte maneira: CIC " Francisco Morato (73); CIC " Norte/Jaçanã (57); CIC " Feitiço da Vila/Capão Redondo (54); CIC " Leste/ Itaim Paulista (70); CIC " Campinas (10); CIC " Oeste/Taipas (90); CIC " Pimentas/Guarulhos (17); CIC " Vila Guarani/Jabaquara (52); Jardim São Luís (39) e Ferraz de Vasconcelos (65).

Dado o sucesso da parceria, corroborado pela procura, os CICs receberão o curso Iniciação Política novamente em 2010. E, em atendimento à crescente demanda por conhecimento nessa área, está sendo implantado o módulo 2 do mesmo curso, cujas aulas, seis ao todo, abordarão os seguintes temas: Cidadania "um compromisso coletivo; Estado, sociedade civil e ação social; Sistemas de governo; Introdução ao processo legislativo; Mídia e política no Brasil " estruturas e agendamento; e Sistema eleitoral brasileiro.

As aulas do módulo 1 nos Centros de Integração da Cidadania em 2010 serão oferecidas, novamente aos sábados, na seguinte conformidade: CIC " Casa da Cidadania/Guarani (de 27/2 a 13/3); CIC " Francisco Morato (de 20/3 a 10/4); Centros de Integração da Cidadania " Ferraz de Vasconcelos (de 17/4 a 8/5); CIC " Feitiço da Vila (de 15/5 a 20/5); CIC " Leste (de 17/7 a 31/7); CIC " Oeste (de 7/8 a 21/8); CIC " Guarulhos (de 28/8 a 18/9); Centro de Integração da Cidadania " Sul (de 16/10 a 6/11). Dois CICs receberão as aulas do módulo 1 às sextas-feiras: Campinas, no mês de abril, e Norte, em agosto.

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) vem, ao longo de sua existência, desenvolvendo atividades voltadas para a formação do cidadão em diversas áreas do conhecimento, com foco na administração pública. O ILP acredita que, para uma atuação integral do cidadão na sociedade, é necessário que se busque também a formação democrática.

Sendo um órgão vivo, em constante processo de construção, o Instituto tem a expectativa de que esse processo nunca se encerre. Numa sociedade plural e em constante desenvolvimento é imperioso que um Instituto voltado ao estudo, formação e discussão dessa sociedade e das políticas públicas a ela dirigidas também esteja em constante desenvolvimento. E os cursos de Iniciação Política fazem parte desta verdadeira cruzada em prol da democracia e da cidadania.

No ano de 2009, o ILP realizou 49 cursos, incluindo palestras e seminários, contando com mais de 150 professores/colaboradores. Foram 3.559 pessoas qualificadas, de um total de 5.854 inscritos, totalizando mais de 1.300 horas/aula.

alesp