Tribuna


09/11/2011 16:54

Compartilhar:


O lugar da polícia



Olimpio Gomes (PDT) informou que participou da mobilização dos funcionários da saúde pela revisão salarial para a categoria. O deputado tratou da questão da invasão da reitoria da USP por universitários, que teve como motivo a pretensão dos estudantes de que seja vetada a atuação da Polícia Militar no campus. Segundo o parlamentar, não há lugar público no Estado onde seja proibida a atuação da polícia, muito menos em um ambiente onde há consumo de drogas. "Parece que alguns setores da sociedade estão mal informados. Estão imaginando que a legislação em relação ao consumo de drogas e às atividades de segurança pública mudou", comentou. (IR)



Parque Tecnológico de Ribeirão Preto



Welson Gasparini (PSDB) manifestou sua alegria em informar o fim de sua luta em favor da construção do parque tecnológico de Ribeirão Preto, projetado a partir de um convênio firmado entre o governo do Estado e a USP. O deputado informou que na última segunda-feira, 7/11, recebeu o projeto executivo do parque e que na próxima semana já terá os editais de licitação das obras. "O local será de grande importância no aspecto educacional, cultural e científico", comentou. Welson Gasparini finalizou dedicando seus agradecimentos ao governador Geraldo Alckmin e à USP pela possibilidade de concretização da obra. (IR)



Congresso Estadual do PPS



Alex Manente (PPS) falou sobre a realização do congresso estadual de seu partido, o PPS, evento em que foram definidas as novas diretrizes de política estadual para os filiados nos próximos dois anos e foi eleita a nova direção. O parlamentar parabenizou a nova diretoria e agradeceu a confiança dos filiados que conduziram a vice-presidência estadual do partido. "Estamos muito animados com as perspectivas que nosso partido proporciona especificamente na região do grande ABC", comentou. O parlamentar informou que nesta quinta-feira, 10/11, serão retomadas em São Bernardo do Campo as obras do centro de convivência comunitária do município. (IR)



Sem garupa



Jooji Hato (PMDB) falou sobre o Projeto de Lei 485/2011, de sua autoria, que visa proibir no Estado de São Paulo o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis da semana. Segundo o deputado, bandidos que utilizam esse meio de transporte fogem com facilidade dos policiais, são dificilmente reconhecidos por causa do capacete e por esses motivos se vêem impunes e agem com facilidade. Jooji Hato justificou que o motivo de seu projeto é proibir o uso da garupa somente nos dias úteis por haver menos comércio e bancos abertos aos finais de semana e feriados. "Por que negar mais segurança ao povo de São Paulo?", questionou. (IR)



Hospital das Clínicas



Carlos Ginnazi (PSOL) falou sobre o PLC 79/2006 , que está na Ordem do Dia e propõe a transformação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP em autarquia de regime especial. "Esse projeto, caso seja aprovado, vai prejudicar ainda mais os cidadãos e criar uma dupla porta no hospital", declarou. O deputado afirmou que o seu partido é contra a aprovação desse projeto. "Defendemos mais investimentos em saúde, e não privatizações", disse. (DA)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) lamentou que o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz, não tenha estado presente na reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, realizada no dia 8/11. "O presidente do FDE tinha que ter vindo para explicar os dados do relatório do Tribunal de Contas do Estado, onde constam diversas irregularidades, como o superfaturamento de obras em escolas", afirmou. O deputado pediu que o presidente do FDE fosse convidado a prestar esclarecimentos na Casa: "Como, com tanto dinheiro no caixa, ainda existem escolas de lata?" (DA)



Férias dos professores



"Trata-se de um dos piores ataques ao magistério estadual nos últimos anos", afirmou Carlos Giannazi (PSOL), ao comentar a Resolução 44/2011, da Secretaria Estadual da Educação, que divide as férias dos professores de escolas estaduais em dois blocos de 15 dias, em julho e janeiro. Segundo o deputado, os professores sofrem com más condições de trabalho e jornadas excessivas. O parlamentar defendeu a anulação da resolução. "E uma maneira bem estranha essa de atacar os professores da rede estadual repartindo tudo", declarou. (DA)



Projetos



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre o PLC 67/2011, e afirmou que "é indigno, desrespeitoso e nefasto, mas temos que votar e debater". O deputado afirmou que o projeto não cumpre a data-base e que, se aprovado e sancionado, deverá possuir uma folha suplementar para pagamento. "Temos que exigir dignidade para o serviço público", defendeu. O parlamentar falou, também, sobre o PLC 79/2006, que propõe a transformação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP em autarquia de regime especial: "Esse projeto, que é de interesse do governo será sancionado rapidamente", declarou. (DA)



Toque de acolher



Jooji Hato (PMDB) abordou o Projeto de Lei 768/2011 que proíbe o trânsito e a permanência de menores de 18 anos desacompanhados de mãe, pai ou responsável pelas ruas e locais de frequência coletiva das 23h30 às 5h. "Esse projeto estabelecerá ordem pública na cidade, gerando emprego e riqueza". Segundo o deputado, trata-se de uma proposição que estabelece um "toque de acolher para o futuro" as crianças e adolescentes. O parlamentar falou, também, sobre a questão das drogas e da violência no Estado: "esses dois males andam juntos, e os recursos públicos estão indo todos para o ralo". (DA)



Tolerância zero



Jooji Hato(PMDB) afirmou que a Casa precisa aprovar mais projetos, entre eles o que proíbe garupa de moto em dias de semana. Argumenta que, como os motoqueiros utilizam capacete, este serve como uma máscara caso queiram cometer um delito. O parlamentar defendeu um política de "tolerância zero" e alegou que somente assim podemos buscar condição satisfatória de vida, e evitar possíveis mortes. Hato ainda lembrou de sua visita à Fazenda Esperança, onde esteve em contato com os médicos que afirmaram que 80% dos pacientes são reintegrados à sociedade, mostrando que há, sim, solução para os problemas enfrentados, só é preciso a dedicação e investimento. (FG)



Golpe final



Carlos Gianazzi (PSOL) comentou o PLC 60/2011, que trata dos salários dos servidores da Saúde e afirmou ser um desrespeito com o servidor publico o atual salário que esses trabalhadores percebem. Visando uma melhora no setor, ele defendeu o pagamento de um salário decente e combateu possíveis propostas de privatização da saúde. Por fim, Gianazzi protestou contra o projeto do Executivo que procura privatizar a previdência dos servidores da saúde, o que constitui, segundo o deputado, o golpe final no servidor. (FG)



Saúde pública



Marcos Martins (PT) demonstrou indignação em relação ao projeto que transforma em autarquia especial o Hospital das Clínicas. Para o parlamentar, a saúde pública deve ser respeitada, e a possibilidade de privatização constitui um abandono de mais uma instituição que é referência. Martins ainda afirmou que hoje, dia da votação do PLC 60, é um dia importantíssimo para a saúde, e que espera que não somente o projeto seja aprovado mas suas emendas também, para que seja possível corrigir a defasagem salarial no setor. (FG)

alesp