Movimento estudantil reclama estágio em empresas

Deputada Mariângela Duarte questiona Senai e Ciesp
02/04/2002 16:55

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) encaminhou ofício ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santos, à regional do Litoral e à Ciesp, no qual requer informações quanto às aulas práticas fornecidas pelas empresas aos estudantes do ensino técnico-profissionalizante. As informações foram solicitadas aos diretores do Senai e da regional Antonio Carlos Rodrigues e João Ricardo Santa Rosa respectivamente, e ao diretor titular da Ciesp/Cubatão, Ademar Salgosa Júnior.

Mariângela tomou as providências atendendo a reivindicação do Movimento Estudantil de São Vicente e Litoral do Estado de São Paulo. Segundo o Movimento, a partir da Lei Federal 10.097/2000, o contrato de aprendizagem do ensino técnico-profissionalizante ficou restrito a dois anos (antes eram três) e o estágio nas empresas deixou de existir. "As empresas não estão oferecendo a aula prática ao aprendiz", alerta Erivaldo Donizete Rodrigues, membro do Movimento. "Os 24 meses do curso estão destinados apenas à aprendizagem teórica, comprometendo a qualificação profissional e o nível de excelência conquistado, ao longo de décadas, pelo Senai", disse.

Estágio remunerado

Outra reivindicação do grupo é que as autoridades competentes - Poder Legislativo e Executivo - apreciem o Projeto de Lei 72/2000, de autoria da deputada Mariângela Duarte, que institui o estágio remunerado a estudantes através de convênios do poder público e empresas particulares e a inclusão de verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

alesp