Deputados divulgam manifesto pela paz no Oriente Médio

Documento pede retomada das negociações entre árabes e israelenses (com fotos)
09/04/2002 20:03

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Dez deputados integrantes das colônias árabe e judaica divulgaram, na manhã desta terça-feira, 9/4, manifesto pela paz no Oriente Médio. O documento propõe a retomada das negociações entre o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, que devem "seguir o caminho da paz". Ele reconhece também o papel importante dos Estados Unidos na questão e pede ao "governo americano empenho para propor uma paz duradoura".

O manifesto foi divulgado ao final de Ato pela Paz realizado no Salão Nobre da Presidência, do qual participaram deputados e representantes de comunidades estrangeiras.

Leia a seguir a íntegra do documento:

"Manifesto ao povo brasileiro pela paz no Oriente Médio

Os deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ligados às comunidades judaica e árabe vêm, por meio deste manifesto público ao povo brasileiro, reiterar seu mais sincero e amplo apoio ao restabelecimento da paz no Oriente Médio.

Historicamente, os conflitos entre israelenses e palestinos já têm duração de mais de 80 anos, seja no campo físico, seja na discussão política que resulta em guerras e mortes, como tem acontecido com mais freqüência nos últimos meses.

O apoio dos parlamentares integrantes das colônias judaica e árabe no Brasil ao manifesto é uma demonstração de que dois povos podem conviver irmanamente, independente de seus credos, cultura ou predileções políticas.

A crescente escalada da violência que teve seu início em setembro de 2000 e já atingiu um número assustador de vítimas civis inocentes deteriora as relações entre judeus e palestinos e serve somente aos interesses de grupos extremistas minoritários.

No atual momento, todos os esforços devem estar voltados única e exclusivamente para o cessar-fogo, visando a imediata retomada das negociações de paz.

O respeito pela vida é uma das principais características da sociedade brasileira, que, temos certeza, é claramente favorável à não-violência e a uma alternativa pacífica para dirimir as diferenças existentes na região.

Ariel Sharon e Yasser Arafat devem seguir o caminho da paz, aplacando a angústia de quem vive em meio às áreas de risco e as aflições de quem, de longe, como nós, brasileiros, acompanha cada incidente. Só há uma alternativa para judeus e palestinos: tornar a tão sonhada paz uma realidade.

O governo dos Estados Unidos tem um papel importante por ter condições de tomar ações efetivas para influenciar israelenses e palestinos a cessar a escalada do conflito. Neste sentido, pedimos ao governo americano empenho para propor uma paz duradoura.

São signatários deste manifesto os seguintes deputados: Walter Feldman, Alberto Hiar Turco Loco, Pedro Tobias, Edmir Chedid, Wadih Helú, Zuza Abdul Massih, Nabi Abi Chedid, Afanasio Jazadji, Salim Curiati e Arnaldo Jardim."

alesp