Palestra sobre câncer de mama em Bauru


06/05/2004 14:55

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Pedro Tobias

O médico mastologista e deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) realiza nesta sexta-feira, 7/5, às 11 horas, palestra sobre câncer de mama e colo de útero, no teatro do Instituto Penal Agrícola Professor Noé Azevedo, em Bauru. O evento faz parte da programação do 1º Encontro de Mulheres Servidoras do IPA, organizado pela equipe de reintegração social do órgão, vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.

Segundo o diretor de segurança e disciplina do IPA-Bauru, Juarez Targino, Tobias deverá falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero para cerca de 60 mulheres funcionárias do instituto. "É uma honra termos um médico conceituado, conscientizando as funcionárias sobre os riscos dessas doenças e a importância dos exames preventivos", disse Targino.

Pedro Tobias explica que não há prevenção para o câncer de mama, o mais letal às mulheres brasileiras, apenas diagnóstico precoce. Por isso, a mamografia é importante para detectar a doença no estágio inicial. "De cada dez mulheres, uma tem possibilidade de ter câncer de mama. Se o diagnóstico for feito quando o tumor ainda estiver pequeno, a chance de cura é maior, até 90%", frisa.

O auto-exame das mamas não consegue detectar o câncer no início, entretanto o deputado recomenda que as mulheres continuem fazendo a apalpação. "É melhor tratar um tumor de três centímetros do que um de quatro ou cinco."

Pedro Tobias lembra da importância do Instituto da Mama Lyenne Berriel Cardoso, inaugurado há 2 anos, em Bauru. "Trata-se de um centro especializado no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer de mama que está beneficiando as pacientes de Bauru e região." Todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer mamografia e exame clínico anualmente", concluiu o deputado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp