Literatura Paulista será tema de curso no ILP


04/08/2008 19:20

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promove, neste mês de agosto, o curso Literatura Paulista " Tradição e Modernidade: Confluências, que terá sua aula inaugural com o escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor e cineasta João Silvério Trevisan, autor premiado de Troços e Destroços e Ana em Veneza. O curso, gratuito, acontecerá no auditório do ILP, no período de 13 a 29 de agosto, das 18h às 21h. São 60 vagas, as inscrições se encerram no dia 10 de agosto e a lista dos matriculados será divulgada no dia 11 de agosto.

O curso, segundo a professora de Literatura Mariana Estevam " que foi responsável por sua montagem e ministrará as aulas ", tem como proposta "fornecer elementos essenciais para o conhecimento da evolução da literatura paulista produzida desde o século XVI aos dias atuais, bem como colaborar para que cada participante, ao final do curso, possa ter uma visão de conjunto da literatura paulista". Também está entre os objetivos do curso colaborar para que os alunos conheçam a história e a cultura paulista por meio dos textos, leiam prazerosamente e tenham um contato maior com as obras, além de propiciar a integração da literatura paulista na sua cultura pessoal e o desenvolvimento da sua capacidade crítica.

Para a conclusão do curso será realizada uma avaliação por meio de um trabalho escrito sobre um tema relacionado a questões discutidas em aula.

Roberto Eduardo Lamari, diretor presidente do ILP, ressalta que a inscrição não garante a matrícula do interessado, devido ao limitado número de vagas, e que os candidatos deverão consultar, a partir do dia 11 de agosto a lista dos matriculados na página do ILP, que se encontra disponível no Portal da Assembléia. Lamari afirma ainda que tem sido grande a procura pelos cursos oferecidos pelo Instituto "o que por um lado é muito bom, pois atesta a qualidade dos nossos cursos e também a sua necessidade, já que a demanda é grande, mas por outro lado nos força a tomarmos medidas não muito simpáticas com as pessoas que se inscrevem, conseguem a vaga, e depois não comparecem às aulas".

O não comparecimento do aluno às aulas implicará impedimento para se matricular nos próximos cursos do ILP pelo período de seis meses e os certificados só serão concedidos para os participantes que possuírem freqüência mínima de 75%. Também é norma do Instituto que aqueles que não comparecerem ao primeiro dia de aula poderão ser excluídos do curso e que os alunos com freqüência inferior a 60% serão considerados desistentes.

Mais informações na página do ILP na internet, que pode ser consultada no Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br), clicando-se no ícone do Instituto do Legislativo Paulista, que se encontra no lado direito da página inicial do Portal.

alesp