Presidente da Assembleia assume interinamente o governo do Estado

O vice-presidente da Casa, Waldir Agnello, passa a exercer, também interinamente, a presidência do Legislativo paulista
08/01/2009 14:49

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/MAU_8299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/MAU_8381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 8/1, na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Vaz de Lima, tomou posse como governador do Estado de São Paulo. Ele estará à frente do Executivo estadual até o próximo domingo, 11/1, em virtude de viagem do vice-governador Alberto Goldman, à frente do Executivo paulista desde o dia 3/1, quando o governador José Serra viajou para a Nova Iorque para tratar de assuntos de interesse público.

Goldman partiu hoje para a Costa Rica, onde assinará convênio de cooperação institucional entre o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AYA) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A posse foi efetivada pelos 1º e 3º secretários da Casa, respectivamente Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PV), na presença de uma comissão representativa de parlamentares e do vice-presidente Waldir Agnello (PTB), que passa a exercer interinamente a presidência da Assembleia.

Em seu discurso oficial, Vaz de Lima expressou o que sentia com uma frase do escritor Machado de Assis: "O homem é um alfabeto de sensações". Segundo ele, a decisão de pronunciar o compromisso de posse na própria sede do Legislativo é uma forma de homenagear a Casa. "Quero que todos os deputados estaduais se sintam um pouco governadores comigo", disse o chefe do Executivo em exercício.

Para Waldir Agnello, a transmissão do cargo de governador ao chefe do Legislativo é um sinal da normalidade democrática que o país está vivendo. Essa opinião foi reforçada pelo líder do PT, Roberto Felício. "Para além das diferenças partidárias, não podemos negar a satisfação em testemunhar mais esta afirmação do estado de direito em vigor no Brasil", disse Felício.

O termo de transmissão da governança foi lido pelo secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, na presença dos também secretários estaduais Aloysio Nunes Ferreira, da Casa Civil; Ronaldo Marzagão, da Segurança Pública, e Linamara Rizzo Battistella, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do deputado estadual Rodrigo Garcia, ex-presidente da Assembleia e atual secretário de Desburocratização do Município de São Paulo.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Adriano Diogo (PT), Davi Zaia (PPS), Mozart Russomano (PP), Edson Giriboni (PV), Fernando Capez (PSDB), Antonio Salim Curiati (PP), Baleia Rossi (PMDB), João Caramez (PSDB), Uebe Rezeck (PMDB), Roberto Massaferra (PSDB), Said Mourad (PSC), Chico Sardelli (PV), Jonas Donizette (PSB), Hélio Nishimoto (PSDB), Gilmaci Santos (PRB e Rafael Silva (PDT). Também estavam presentes os deputados federais paulistas Antonio Bulhões (PMDB) e Antônio Carlos Mendes Thame, presidente estadual do PSDB, e o presidente eleito do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim.

alesp