Fábrica de vacinas do Butantan não está operando


27/05/2010 14:57

Compartilhar:


Em diligência na tarde de ontem (26/5), os deputados do PT, Antonio Mentor (líder da Bancada do PT) e Fausto Figueira (presidente da Comissão de Saúde e Higiene), foram ao Instituto Butantan para apurar a denúncia de que a fábrica de vacinas da gripe comum e H1N1 do local não funciona.

Recebidos pelo diretor Otávio Mercadante, houve uma conversa preliminar para entrega de ofício solicitando informações mas, na ocasião, já foi confirmado pelo diretor que a fábrica não está operando.

Reinaugurada várias vezes pelos sucessivos governos tucanos, conforme constam em notícias publicadas por jornais desde outubro de 1999, a fábrica de vacinas do Instituto Butantan ainda não produziu uma dose sequer de vacina da gripe até hoje.

"Em várias ocasiões, saíram matérias assim na imprensa: "mês que vem a fábrica começa a produzir a vacina para dengue", depois repetiam a mesma história em outro mês. É inaceitável o Butantan não fabricar vacina", critica Mentor. Segundo o parlamentar, o diretor confirmou que o instituto apenas envasa as vacinas, e não as fabrica.

A produção de vacinas estava prevista para iniciar a produção em 2005, foi adiada para setembro de 2008, passou para março de 2009, depois para setembro, dezembro, março de 2010 e, agora, setembro de 2010. Em 2006, diversos funcionários chegaram a ser contratados, mas terminaram realocados para outros setores.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp