Setor de serviços é o que mais emprega


05/10/2000 18:08

Compartilhar:


O Relator Geral do Fórum São Paulo Século XXI, deputado Arnaldo Jardim (PPS), recebeu nesta segunda feira, 2/10, do 1º Secretário da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Haroldo Piccina, um estudo sobre o papel do setor de serviços no Estado, caracterizando-o como o que mais emprega mão-de-obra em nossa economia.

O estudo, que envolveu um trabalho de pesquisa, apresentou um diagnóstico do setor e integrará o relatório final do Fórum São Paulo Séc. XXI. Ele indica que o setor de serviços representa cerca de 13 milhões de empregos no Brasil, dos quais 4 milhões estão concentrados em São Paulo. Além de representar 53% do PIB brasileiro, este setor alcança 63% da estrutura de produção paulista, o que demonstra um vigor invejável. O setor tem ainda um grande potencial de geração de novos empregos, podendo absorver grande parte dos desempregados do Estado, mas, para isso, é necessário um plano de ação específico. "Hoje possuímos 140 sindicatos no Estado, dos quais 28 são do setor de serviços, que está em crescimento. A Federação do Comércio está à disposição do Fórum para colaborar no desenvolvimento do nosso Estado", diz Piccina.

Arnaldo Jardim considera que o setor de serviços tem um papel estratégico fundamental para o Estado de São Paulo, principalmente por sua característica de geração de empregos. "Este diagnóstico apresentado pela Federação do Comércio será muito importante, pois norteará o Estado prevenindo-o para as demandas futuras e direcionando-o para o emprego do aporte mais apropriado", conclui.

(Mais Informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp