Notas de Plenário


22/11/2006 18:43

Compartilhar:


Secretarias inoperantes

Pedro Tobias (PSDB) cumprimentou o governador eleito, José Serra, pela escolha dos secretários Aloysio Nunes Ferreira, como chefe da Casa Civil, Luiz Carlos Barradas, que permanece como secretário da Saúde, e Chico Graziano, para a secretaria do Meio Ambiente, e considerou que algumas secretarias, como a da Promoção Social e a da Juventude e Esporte, deveriam ser extintas, pois, segundo ele, consomem muito dinheiro com a burocracia. Pedro Tobias acredita que secretarias que só ficam "na discussão e no falar bonito" e não ajudam as entidades devem acabar.

Discriminação da mulher

Apontando índices do Fórum Econômico Mundial (FEM) sobre igualdade de gênero, Ana Martins (PCdoB) informou que a posição da mulher no Brasil atingiu o 60º lugar no mundo. Segundo ela, algumas organizações querem construir a igualdade, mas persistem diferenças salariais que colocam o Brasil em 80º lugar no rol dos países onde a desigualdade é posta pelo FEM como intermediária. Quanto à política, Ana Martins apontou participação mínima das mulheres, e lembrou que, na Assembléia Legislativa, no decorrer dos seus 170 anos de existência, elas conquistaram apenas 36 cadeiras, contra uma média masculina de 1.700 representantes.

Ética e cidadania

Ao defender a criação da disciplina de Ética e Cidadania nas escolas, Palmiro Mennucci (PPS) afirmou que nossa sociedade atual passa por uma crise de violência e a escola, como instituição, fugiu do controle. Mennucci considerou importante aguçar nos jovens o amor pelo Brasil e, conseqüentemente, informá-los sobre seus direitos e deveres para que eles exerçam plenamente a cidadania. Afirmando ter protocolado projeto que cria esta disciplina, o deputado pediu aos colegas empenho em sua aprovação.

A favor da vida

José Bittencourt (PDT) afirmou que o crescimento humano está devorando a Terra e provocando verdadeiro colapso ambiental. Para ele, o desenvolvimento sustentável é importante, mas mais importante de tudo é a manutenção da vida. O deputado afirmou que as energias e os processos industriais devem ser limpos, livres de detritos, e destacou a importância da reciclagem. Menos de 3% do lixo é reciclado. O deputado elogiou o prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib, por estar empreendendo uma parceria técnica com o governo do Japão, objetivando elaborar um estudo para a recuperação da bacia da represa Billings, cujas margens foram ocupadas de forma irregular, devido ao enorme fluxo migratório e à expansão industrial desordenada, entre outros fatores. Bittencourt cobrou do governo do Estado uma lei específica para a Billings.

Bandido vem depois

Para Conte Lopes (PTB), a forma como o atual secretário de Assuntos Penitenciários, Antonio Ferreira Pinto, administra as unidades prisionais do Estado está correta. Conte Lopes se disse satisfeito com a decisão do governador José Serra de manter o atual secretário: "Ele mantém a ordem, diferentemente do ex-secretário Nagashi Furukawa, que fazia festas para os bandidos", enfatizou. Conte disse que a escolha do secretário da Segurança Pública deve ter o objetivo de combater o crime e dar apoio aos policiais, e ele espera que o governador tenha pensado assim. O deputado criticou a forma como, hoje, são comandados os policiais. Segundo ele, ao invés de estarem nas ruas, trabalhando contra o crime, ficam parados dentro das favelas. Conte Lopes argumentou que, em primeiro lugar, está a população, "o bandido vem depois". Mas, contrário ao que deveria ser, segundo ele, entre o ano passado e este ano morreram quase 10 mil pessoas. O deputado afirmou que os policiais devem trabalhar na Rota, evitando mais seqüestros e crimes como os que vêm ocorrendo.

alesp