Aprovado projeto que homenageia o médico José Walter Sprovieri


19/04/2006 15:37

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 777/05, de autoria do deputado Fausto Figueira (PT), que dá o nome de "Doutor José Walter Sprovieri" ao Pavilhão II do prédio da administração do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Segundo o deputado, "José Walter Sprovieri foi um grande exemplo de pessoa e de profissional. Trabalhou em praticamente todos os hospitais de Santos e, desde 1962, no hospital Guilherme Álvaro, tornando-se diretor e chefe da cirurgia torácica e da área de pneumologia. Portanto, é mais do que justa esta homenagem", declarou Figueira, 1º secretário da Assembléia Legislativa.

Nascido no bairro da Mooca, em São Paulo, Sprovieri formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo e especializou-se em cirurgia torácica e fisiologia em Campos do Jordão, onde morou por oito anos. Inovou o método de fazer a cirurgia pulmonar no Estado, com a incisão lateral. A partir da década de 1960 levou essas inovações para a Baixada Santista, onde teve mais de sete mil pacientes.

Também recebeu o título de especialista internacional e participou de diversos congressos no Brasil, na França, Bélgica, México, entre outros países. Foi o médico responsável pelos testes respiratórios da tripulação da primeira expedição brasileira à Antártica e da Seleção Brasileira de 1970.

O projeto de lei seguiu para o governador Cláudio Lembo que, dentro de 15 dias, deverá sancioná-lo, informa o deputado, também clínico geral e cirurgião, servidor público estadual do hospital Guilherme Álvaro.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp