Deputado acompanha vistorias do Condephaat em Taubaté


08/05/2009 15:32

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/AFONSOLOBATOCONDEPHAT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o deputado Padre Afonso Lobato (PV) foi informado de que, entre junho e julho próximos, deverá ser feita uma visita técnica à antiga matriz localizada na Cidade Velha de Redenção da Serra, terra natal do deputado. A solicitação foi feita pelo parlamentar que estava acompanhado do prefeito, João Carlos Fonseca, e faz parte do movimento da população, de historiadores e arquitetos pela restauração do templo, que foi tombado em 1982, mas que está em condições precárias de preservação.

Segundo o deputado, mesmo antes da visita técnica, o órgão deverá viabilizar algumas reformas emergenciais. "O telhado e as calhas estão muito prejudicados e precisam ser reformados urgentemente", disse o deputado. A história da antiga matriz data de 1882, quando teve início sua construção com a ajuda de escravos, sob a coordenação do então vigário José Grecco. Porém, em 1890, quando ele deixou a paróquia, as obras foram paralisadas por onze anos e só foram reiniciadas com a posse do Padre Francisco Felipe e, em 1904, foi inaugurada.

Já na década de 1970, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) iniciou a construção do reservatório de Paraibuna que, em 1975, inundou a antiga cidade de Redenção da Serra, da qual restaram apenas a igreja e o antigo casarão da prefeitura, além de um conjunto de casas nas imediações desses prédios. "A vistoria do Condephaat também será feita nesses imóveis", disse Padre Afonso.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp