Desafio de planejar a metrópole é tema do primeiro painel no Seminário de Desenvolvimento Metropolitano


10/10/2000 14:10

Compartilhar:


O primeiro painel de discussões do Seminário de Desenvolvimento Metropolitano, "A Metrópole Expandida de São Paulo: Realidade/ Funcionalidade/Configuração Atual", realizado nesta terça-feira, 10/10, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi presidida pelo deputado Eli Corrêa Filho (PFL). O expositor do tema foi o arquiteto-assessor da Diretoria de Plano e Projetos da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo) e os debatedores, Regina Maria Prosperi Meyer, arquiteta e professora da Fau/Usp; e José Carlos Maurício Hoffmann, dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria de Economia e Planejamento.

A importância do investimento estatal em projetos e o acompanhamento de suas execuções foi destacado pelos especialistas. "Diria que o maior desafio da Secretaria é organizar de maneira competente os modelos de planejamento e colocá-los em prática, tendo o cuidado de ouvir e incorporar a vontade popular, sob o risco de gerarmos mais um plano tecnocrático que vai direto para a prateleira", afirma José Carlos Hoffman. Regina lembrou que, com a globalização, "cada vez mais a questão local tende a ser valorizada. Nunca foi tão importante a escolha dos projetos onde o governo vai realizar seus investimentos como agora". Para a arquiteta, a metrópole precisa ser uma "cooperativa de cidades", onde a vocação de cada município compensa seus aspectos negativos e todas se completam.

Projetos como o Rodoanel, o Plano Integrado de Transporte Urbano e o de Macrodrenagem dos mananciais, por exemplo, foram apontados como alguns dos que deverão ser prioridade para o governo estadual e para os prefeitos.

O seminário prossegue durante a tarde desta terça-feira e discute os temas: "A Metrópole Expandida de São Paulo: Rede Urbana Nacional e Mundial"; "A Metrópole Expandida de São Paulo: Pautas Presentes/Emergentes"; e "A Experiência Recente em Gestão Metropolitana". Aguarde mais informações.

alesp