Deputado reivindica cursos de enfermagem e meio ambiente em escolas técnicas do ABC


30/11/2006 08:27

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) reúne-se nesta quinta-feira, 30/11, com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para apresentar reivindicações de jovens do Grande ABC, pela implantação de cursos de enfermagem e meio ambiente. A região abriga seis das 125 escolas técnicas estaduais (ETEs) em funcionamento em São Paulo e oferece 19 cursos, em áreas como informática, secretariado e mecatrônica, entre outros.

A implantação do curso de enfermagem na escola técnica de Santo André é uma reivindicação antiga. Em 2003, o parlamentar enviou indicação ao governo estadual, propondo sua criação. Para o curso técnico de meio ambiente, já oferecido naquela ETE, a expectativa é que seja instalado também em outras escolas da região, já que o Grande ABC tem boa parte do seu território em área de mananciais e apresenta muitas demandas nesse setor.

"O curso de enfermagem hoje só é encontrado nas ETEs localizadas no Brás e no Parque da Juventude. Entendemos que a região do ABC também tem demanda e pode ser beneficiada", explicou Braga.

Os cursos disponíveis atualmente na região do ABC são os seguintes: em Mauá, administração e informática; em Diadema, administração, informática e secretariado; em Ribeirão Pires, administração, química, turismo e webdesign; em Santo André, edificações, eletrônica, hotelaria, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, nutrição e dietética, química e turismo; em São Bernardo do Campo, administração, automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, informática, laboratorista industrial, logística, mecatrônica e secretariado; em São Caetano, automobilística, automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, informática, mecatrônica e telecomunicações.

A exemplo dos anos anteriores, o deputado Donisete Braga também está apresentando emendas ao Orçamento do Estado para que, em 2007, o Centro Paula Souza tenha mais R$ 6 milhões para investimentos.

Além das 125 escolas técnicas, o Centro Paula Souza, uma autarquia vinculada ao governo estadual, é formado por 26 Faculdades de Tecnologia. As ETEs oferecem cerca de 70 cursos e as Fatecs, 29. Com mais de 6 mil docentes e 2.874 mil funcionários, a instituição recebe cerca de 108 mil alunos.

Para 2007, segundo o Estado, não estão previstas novas escolas técnicas no ABC, mas devem ser instaladas Fatecs em Diadema, Santo André e São Caetano do Sul.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp