2º secretário debaterá aglomeração urbana com secretário do Planejamento


27/04/2004 16:48

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Assembléia Legislativa, será recebido nesta quarta-feira, 28/4, pelo secretário do Planejamento, Andrea Calabi. O objetivo do parlamentar é aprofundar o debate em torno de uma proposta constante do Plano Plurianual 2004-2007 elaborado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). A proposta substitui as Regiões Administrativas e Regiões de Governo por três outros tipos de agrupamentos de municípios do Estado: Região Metropolitana, Aglomeração Urbana e Microrregião.

No trabalho elaborado pela Emplasa - cujo enquadramento ainda depende de aprovação de lei para ser aplicado - com o passar do tempo, todos os municípios que compõem o Estado de São Paulo deverão compor um desses três conjuntos propostos. Por esse projeto, o município de Sorocaba seria sede de uma Aglomeração Urbana (AU), da qual fariam parte apenas 12 municípios: Quadra, Tatuí, Boituva, Iperó, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Votorantim, Sorocaba, Itu, Salto e Porto Feliz.

Soluções conjuntas

Projeto de lei complementar apresentado pelo deputado Crespo há alguns anos na Assembléia Legislativa propunha a criação da Microrregião de Sorocaba. Faria parte dessa microrregião um conjunto de 18 municípios, diferentemente do que está definido pela Aglomeração Urbana idealizada pela Emplasa. O objetivo do projeto do parlamentar é o de que, a partir dessa configuração proposta inicialmente, se possa buscar soluções conjuntas para problemas comuns aos municípios.

Para Crespo o "mapa" da Aglomeração Urbana elaborado pela Emplasa e constante do Plano Plurianual "pode ser uma idéia boa e até melhor do que as surgidas anteriormente. Apesar disso acredito na importância de um debate mais aprofundado do tema e por isso estaremos com o secretário do Planejamento do Estado esta semana", concluiu.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp