Propostas da região para programa de governo do PT foram debatidas em Porto Feliz


27/03/2002 15:24

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Cerca de 50 representantes do Partido dos Trabalhadores de 12 municípios da região estiveram reunidos no último domingo, dia 24/3, durante a Plenária da Macrorregião do PT de Sorocaba, na Câmara Municipal de Porto Feliz, para debater as propostas da região para o Programa Estadual de Governo do Partido.

Um dos principais pontos destacados durante as discussões foi a importância da Universidade Pública. Para os participantes, o desenvolvimento de toda a região está atrelado à instalação da Universidade Pública para a qualificação de mão-de-obra e desenvolvimento da pesquisa.

O deputado Hamilton Pereira (PT) informou que no próximo dia 8 de abril cobrará a Reitoria da UNESP para que a realização do exame vestibular aconteça ainda no segundo semestre deste ano. Já a deputada federal Iara Bernardi alertou sobre o fato de que "todas as dificuldades enfrentadas hoje pela nossa região se devem ao atraso tecnológico em que nos encontramos pela ausência da universidade pública".

Também foram apontadas necessidades como melhoria e ampliação das escolas técnicas, construção de um hospital regional em Itapeva ou Itapetininga, investimentos na saúde preventiva através de convênio com os municípios, investimentos em saneamento básico, que na região está abaixo do nível médio do Estado, despoluição dos rios Jundiaí, Piraí e Sorocaba, regularização da Lei que cria a APA de Itupararanga, entre outros.

Outro destaque entre as propostas apresentadas foi um Plano Diretor Regional com novas normas para o relacionamento entre o Estado e os municípios, de forma a aproximá-los. Já as discussões sobre agricultura ficaram em torno da geração de renda, segurança alimentar e acesso à terra, sendo que as principais necessidades são o fomento ao associativismo, rediscussão dos programas de financiamento à agricultura e escoamento da produção.

Os coordenadores estarão recebendo as propostas até o dia 5 de abril. O Programa Estadual de Governo concluído deverá ser entregue a José Genoino, que é o pré-candidato do PT a governador do Estado, em 20 de abril.

"A partir dos levantamentos e da conclusão do Programa, o Partido dos Trabalhadores irá lançar uma cartilha regionalizada do Programa de Governo", explica o coordenador da Macrorregião de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, que considerou a reunião bastante produtiva.

Hamilton Pereira destacou que "a colaboração da região para a construção de um programa de governo sólido é o maior apoio que podemos dar à candidatura de José Genoino ao governo do Estado".

LDO Estadual - Durante a plenária, o deputado Hamilton Pereira convocou os vereadores presentes para participarem, nesta quarta-feira, 27/3, da audiência que irá debater em Sorocaba as prioridades da região, que deverão orientar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2003.

O deputado declarou seu apoio à indicação do vereador sorocabano Gabriel Bitencourt para ocupar a segunda suplência na chapa do PT que concorre ao Senado, que tem à sua frente Aloizio Mercadante. O vereador também recebeu o apoio dos participantes da plenária, que assinaram um documento de apoio à sua candidatura.

alesp